Ainda mais 911 num SUV: o novo Porsche Cayenne Turbo

Modernos 13 Set 2017

Ainda mais 911 num SUV: o novo Porsche Cayenne Turbo

Com estreia mundial no 67º Salão Internacional do Automóvel de Frankfurt, o novo Porsche Cayenne Turbo chega para ocupar o lugar de topo da gama Cayenne. Totalmente nova, a terceira geração do Cayenne eleva, mais uma vez, a fasquia das performances desportivas no seu segmento. O motor quatro litros V8 biturbo debita 404 kW (550 Cv). A melhoria na dinâmica de condução tem por base uma combinação de inovações tecnológicas, tais como a aerodinâmica activa, incluindo o aileron no tejadilho, suspensão pneumática com três câmaras de ar, pneus mistos e os novos travões de elevada performance. Com opcionais tais como o eixo traseiro direccional ou a barra estabilizadora eléctrica alimentada por um sistema de 48 volts, o SUV consegue ainda oferecer as características de condução de um verdadeiro veículo desportivo. O novo Cayenne Turbo acelera dos zero aos 100 km/h em 4,1 segundos (3,9 segundos com o Pacote Sport Chrono) e alcança uma velocidade máxima de 286 km/h.
 
cayenne_turbo_2
 
Design mais definido
 
Com uma dianteira exclusiva e os faróis em LED com Porsche Dynamic Light System (PDLS), o Cayenne Turbo mostra uma aparência dominante e independente. À noite, o novo Turbo destaca-se dos restantes modelos Cayenne com a dupla linha de módulos de luzes dianteiras. De perfil sobressaem as jantes de 21 polegadas de série, com os alargamentos dos guarda-lamas pintados na cor da carroçaria. As duas duplas saídas de escape, específicas do Turbo, são as principais características de destaque na secção traseira. As protecções das portas e o spoiler traseiro são pintados na cor exterior. O interior totalmente novo mostra a extensão das melhorias do novo Cayenne Turbo: mais carácter desportivo e mais conforto, ao mesmo tempo. Virtualmente, todas as funções em rede do SUV podem ser mostradas e operadas utilizando o ecrã de elevada resolução e sensível ao toque do Porsche Advanced Cockpit. Entre essas funções, por exemplo, está o Sistema de som BOSE Surround com 710 watts, disponibilizado de série. Condutor e passageiros podem experimentar este modelo de topo com bancos desportivos com 18 vias de regulação. Os encostos de cabeça integrados são uma nova característica que também é inspirada no 911. Todos os bancos, bem como o volante desportivo multifunções específico do Turbo, são aquecidos de série.
 

Enorme potência, enorme binário: oito cilindros biturbo com 550 cv

 
O coração do Cayenne Turbo é o novo motor 4.0 V8 com dupla sobrealimentação. Com 404 kW (550 cv), debita mais 22 kW (30 cv) do que o seu predecessor, enquanto o binário máximo de 770 Nm representa um incremento de 20 Nm. A nova caixa Tiptronic S de oito velocidades converte ambos em aceleração e velocidade através do sistema de tração integral activa Porsche Traction Management (PTM). O novo Turbo acelera até aos 100 km/h em 4,1 segundos (3,9 segundos com o Pacote Sport Chrono) e alcança uma velocidade máxima de 286 km/h. Como característica do motor da nova geração, os turbocompressores estão colocados no interior do “V”, numa “disposição de turbos centrais”. As saídas de escape mais curtas entre as câmaras de combustão e os turbocompressores significam que o motor se torna especialmente imediato na resposta, enquanto a disposição de turbos centrais resulta numa entrega de potência significativamente melhorada. Outra vantagem é a construção compacta do motor. Isso permite uma posição de instalação mais baixa, o que tem um efeito positivo na dinâmica de condução: o centro de gravidade desce e a precisão em curva é mais elevada.
 
cayenne_turbo_3
 
Chassis activo com suspensão pneumática de três câmara e pneus mistos
 
O novo chassis ultraleve do Cayenne Turbo combina o melhor de três mundos: a precisão de um veículo desportivo, o conforto de uma berlina e a versatilidade de um veículo todo-o-terreno. Em particular, a combinação da nova suspensão pneumática de três câmaras com sistema de amortecimento activo PASM, aumenta a capacidade consideravelmente. O conceito dos novos pneus mistos com dimensões de série de 285/40 à frente e 315/35 atrás, é inspirado na construção de veículos desportivos, que permite um melhor suporte de potência e força lateral e longitudinal. Três câmaras de ar por mola são utilizadas na concepção desta suspensão activa, enquanto o chassis disponibiliza diferentes modos de amortecimento. Com seis níveis de altura seleccionáveis, a altura ao solo pode ser ajustada para se adaptar às condições do terreno. Também são controladas de forma activa através de cinco novos programas para estrada e fora-de-estrada. Complementado pelo opcional eixo traseiro direccional, o sistema eléctrico de estabilização de rolamento de carroçaria Porsche Dynamic Chassis Control (PDCC) alimentado pelo sistema eléctrico de 48 volts do veículo e o Porsche Torque Vectoring Plus (PTV+). permitem que o novo Cayenne Turbo consiga a dinâmica de condução de um veículo desportivo. Ao mesmo tempo, a utilização diária como o estacionamento ou as manobras citadinas foram melhoradas, bem como o nível de conforto.
 
cayenne_turbo_4

Classificados

Siga-nos nas Redes Sociais

FacebookInstagramYoutube