XV Salão AutoClássico Porto celebra em Outubro a grande festa dos clássicos em Portugal

Eventos 07 Set 2017

XV Salão AutoClássico Porto celebra em Outubro a grande festa dos clássicos em Portugal

O autoClássico Porto celebrará de 5 a 8 de Outubro a sua XV edição com um amplo e variado programa com que espera surpreender os milhares de aficionados portugueses e espanhóis que cada ano se concentram nas instalações da Exponor.
 
Este ano, a maior feira de carros e motos do mundo clássico da península decorrerá de 5 a 8 de Outubro e estará estruturada, como é tradicional, em Zona de Exposição, Zona Comercial e Zona do Motorshow autoClássico, a competição que decorre em paralelo à feira.
 
Entre os conteúdos figuram uma série de homenagens a diferentes marcas e modelos, em que se destaca a homenagem que se vai prestar à mítica marca Ferrari pelos seus 70 anos de existência.
 
Para isso, vai-se reservar um stand especial onde se vão exibir alguns dos mais brilhantes desportivos italianos da marca, para que o público possa contemplar diferentes modelos lançados ao mercado em diferentes épocas.
 
Além disso, com a colaboração do Clube Scudería Rampante, vai ter lugar uma concentração de Ferrari no recinto da Exponor, que será um dos atrativos principais de uma homenagem que deve atrair todos os aficionados admiradores dos desportivos vermelhos.
 
O autoClássico Porto também preparou outras celebrações, com os seus stands respetivos, relativas a outras efemérides no mundo dos clássicos neste ano de 2017.
 
Assim, um stand especial dedicado ao BMW Serie 7 servirá para homenagear os 40 anos deste modelo da casa bávara, onde se poderão ver diferentes versões e a sua evolução.
 
Esta exposição, em colaboração com o BMW Auto Clube de Portugal, rende assim tributo a um carro que foi desde o primeiro momento um símbolo do luxo, tecnologia e elegância neste fabricante.
 
Além disso haverá exposições especiais pelo 70º aniversário da Lambreta, uma motocicleta scooter emblemática dos anos 50 e 60 que celebra a sua efeméride nesta edição. Com a sua saída ao mercado a competir com a Vespa, a companhia Innocenti enfrentava assim a Piaggio com este modelo, que nos seus inícios se vendeu ‘aberta’, com a mecânica a descoberto, e carenada, que foi a que mais agradou ao público.
 
Num destacado stand, os aficionados poderão admirar modelos de diversas épocas que refletirão a sua evolução até 1971, quando deixou de se fabricar, embora logo o governo da India tenha alargado a sua vida comprando todos os direitos de produção.
 
Um dos carros de referencia europeus, o FIAT 500, completa 60 anos desde o seu lançamento, em 1957, embora conte com um precedente, o 500 Topolino, que viu a luz em 1936 sem conseguir uma grande projeção. Um stand exibirá diversos modelos, em colaboração com o Fiat Clássicos Clube de Portugal, deste pequeno modelo que se fabricou até 1975.
 
Outro stand que centrará a atenção do público será a mostra de veículos históricos da Guarda Nacional Republicana, com a presença de dois carros e duas motos, que farão recordar a muitos aficionados tempos passados nas estradas.
 
Mikkola, estrela do Motorshow autoClássico
 
mikkola-escort-r-safari-1972
 
A XV edição do Motorshow autoClássico, exibição integrada no Salão do Porto, contará com mais de meia centena de participantes nesta emocionante prova contra o cronómetro, que se desenrola em paralelo à feira.
 
Este ano a prova contará com a destacada presença do piloto finlandês Hannu Mikkola, campeão do mundo de rallys em 1983 com o revolucionário Audi Quattro, e vice-campeão em 1979, 1980 e 1984.
 
Foi vencedor de 18 provas de um total de 123 disputadas no WRC, entre elas 3 anos do Rallye de Portugal (1979, 1983 y 1984).
 
Os aficionados poderão desfrutar das habilidades deste campeão em luta com outros pilotos para alcançar o melhor tempo numa pista que tem diferentes tipos de aderência e uma lomba que, de forma espetacular, provocará saltos no ar dos veículos participantes, para maior diversão dos espectadores.
 
Outros eventos habituais, como o Passeio de Clássicos Citroën ou o Rally Targa Clube/autoClássico, estão também programados para os dias da feira, o que estenderá aos arredores do Porto o ambiente festivo do mundo clássico, assim como diversas concentrações.
 
Finalmente, não esquecer que os proprietários de automóveis clássicos ou motos de época poderão estacionar de forma gratuita num pavilhão especial reservado a estes veículos, com uns 8.000 m/2 de espaço.
 
Parking gratuito de clássicos e grande mercado
 
Dado o êxito das edições anteriores, este ano irá manter-se o aparcamento gratuito interior e protegido para os proprietários de veículos clássicos, tanto carros como motos, que neles acedam à Exponor.
 
A organização reservará um pavilhão especial para estes veículos, que disporão assim de uma superfície de 8.000 m/2 e que acrescentarão um grande espetáculo, pois podem-se contemplar habitualmente importantes modelos.
 
Os aficionados também poderão desfrutar dos 7.000 m/2 de mercado de peças e acessórios, livros, documentos de veículos, roupa, prendas, miniaturas e todo o tipo de objetos relacionados com o mundo dos clássicos que diferentes expositores terão à venda.

Classificados

Deixe um comentário

Please Login to comment

Siga-nos nas Redes Sociais

FacebookInstagramYoutube