Eventos • 03 Dez 2012

Eventos • 30 Ago 2017
Hannu Mikkola é a estrela da 15ª edição do Motorshow AutoClássico Porto
O Top Driver Internacional vai abrilhantar a 15ª edição Motorshow AutoClássico Porto 2017. Hannu Mikkola foi campeão do Mundo de 1983 e autor de 18 vitórias no WRC é a estrela maior do evento deste ano, prometendo muita adrenalina, animação e boa-disposição para todos os que se deslocarem à Exponor, de 5 a 8 de Outubro.
História
Mikkola teve uma carreira que durou 31 anos, iniciou-se ao volante de um Volvo PV 544 em 1963. O seu período de ouro foi durante as décadas de 70 e 80. Nos anos 70 participou em numerosos ralis a bordo de um Ford Escort, chegando mesmo a ser candidato a um título mundial. Venceu por sete vezes o Rali dos 1000 Lagos na Finlândia, vencendo também o Rali da Grã-Bretanha por quatro vezes.
Nos anos 80 começou a temporada ao volante da Ford mas acabou por mudar para a equipa da Audi, onde pilotou o incrível Audi Quattro. Foi nesta nova equipa que liderou quase todo o Rali de Monte Carlo em 1981, no primeiro evento para a Audi, até que um acidente o colocou fora de prova. Ganhou a prova seguinte na Suécia, apesar do Audi ter tido problemas neste e ao longo do resto da temporada, tendo atingido no final a 3ª posição, apenas atrás do Opel de Walter Röhrl e da sua companheira de equipa Michèle Mouton.
1983 foi definitivamente o ano glorioso de Mikkola, tendo conseguido quatro vitórias e três segundos lugares que levaram a dupla Mikkola/Hertz ao título mundial. Foi conseguido o segundo lugar na temporada seguinte em 1984, atrás do seu companheiro de equipa Stig Blomqvist.
Mikkola manteve-se na Audi até 1987, vencendo o Rali Safari ao volante de um Audi 200, antes de se mudar para a Mazda.
Manteve-se na Mazda até um semi-afastamento em 1991, apesar de fazer aparições esporádicas em ralis até à sua retirada completa do desporto automóvel, em 1993.
Deixe um comentário