Clássicos • 04 Out 2021
Clássicos • 26 Ago 2017
Lockheed do filme “Amelia” colocado à venda
O avião Lockheed Electra 12A utilizado no filme “Amelia” de 2009, protagonizado por Hilary Swank e Richard Gere, está à venda no especialista Simon Kidston por 580 000 euros.
Este belo bimotor foi produzido em 1941 e é o único do seu género na Europa em condição de vôo, podendo transportar até oito pessoas, com um nível de conforto assinalável.
O aparelho foi a escolha da aviadora Amelia Earhart para o seu último e fatídico vôo, na travessia do Pacífico. Amelia, o seu co-piloto e o Lockheed desapareceram sem deixar rastro, continuando a ser um dos grandes mistérios da história da aviação civil.
Este exemplar, identificado com o número de série 1287, foi entregue à Força Aérea dos EUA pouco depois do ataque a Pearl Harbour, sendo depois colocado em Inglaterra, onde esteve ao serviço da Royal Air Force.
Depois da Guerra, foi adquirido por Sidney Cotton, pioneiro da aviação, piloto da I Guerra Mundial e empresário. Amigo de Ian Flemming, Cotton é por muitos apontado como a inspiração para a criação da personagem James Bond.
O Electra regressou à RAF, para servir como base de testes relativos a contramedidas de radar, regressando ao serviço de proprietários particulares, passando boa parte da sua existência na Côte d’Azur, na Córsega e em Valência.
O seu proprietário actual é um historiador de aviação francês, que realizou algum trabalho de restauro e o manteve em perfeitas condições de utilização.
Actualmente apresenta o número de registo F-AZLL, sendo que anteriormente, estava registado no Reino Unido como G-AGTL. É o único avião com motor de pistões registado em França.
Provando as suas capacidades aeronáuticas, voou em 2008 até à África do Sul, para as filmagens da longa metragem “Amelia”.
Voou apenas 4500 desde novo, tendo um dos motores com 160 horas e o segundo ainda por utilizar. A maior parte do seu interior é original.
Dos 70 exemplares produzidos, conhecem-se apenas dez Electra 12A em condições de voar.