La Fabbrica Blu

Automobilia 14 Jun 2017

La Fabbrica Blu

Por Hélio Valente de Oliveira

Quando a aventura Bugatti Italiana encerrou as portas, em 1995, muitas perguntas ficaram por responder. É certo que o único produto da marca, o EB110, foi produzido em quantidades muito pequenas, mas mostrou o caminho a seguir no segmento dos automóveis exóticos. Com uma qualidade de construção nada comum, tudo na organização seguia esta premissa… até a fábrica. Concebida de raiz para este fim, o edifício era do melhor que se poderia encontrar na altura.

 

Esta semana chegou-me às mãos um DVD intitulado “La Fabbrica Blu”, que aborda precisamente este tema.

 

“La Fabbrica Blu” é um documentário, sobre a companhia e a magnifica fábrica, realizado por Davide Maffei. Com entrevistas aos vários intervenientes envolvidos no processo desde Romano Artioli, o CEO na altura, passando pelos engenheiros e test-drivers, até a elementos na área da gestão e design. De realçar a excelente entrevista a Giampaolo Benedini, o arquiteto que projetou a fábrica e deu os retoques finais no EB110, depois do desenho original de Marcelo Gandini ter sido recusado por ser muito parecido com um Lamborghini. O filme principal, com cerca de 70min., está recheado de pequenos episódios muito interessantes para qualquer apreciador, com filmagens e fotos da época. Os extras, mais 5 pequenos filmes, contém algumas explicações sobre o design e outros aspetos da companhia. De realçar aqui o Ing. Metarazzi a explicar o porquê do chassis em fibra de carbono em detrimento do inicialmente planeado, produzido em honeycomb de alumínio e aço. 

 

O DVD pode ser adquirido aqui.
 



TAGS: Bugatti


PARTILHAR:

1
Deixe um comentário

Please Login to comment
1 Comment threads
0 Thread replies
0 Followers
 
Most reacted comment
Hottest comment thread
1 Comment authors
João Miguel Rocha Pifre Recent comment authors
João Miguel Rocha Pifre
Visitante
João Miguel Rocha Pifre

Boa Tarde Sr. Hélio.

Já ando a tentar ver este documetário há algum tempo. Contactei os editores que me disseram que já não dispõem de cópias para venda e, se verificar, o próprio link que disponibilizou já não está ativo.

Pode-me fazer uma cópia do documentário? Ficar-lhe-ia muito agradecido.

Obrigado.

João Pifre.