Este Talbot-Lago com 80 anos é o mais exclusivo da marca

Clássicos 12 Jun 2017

Este Talbot-Lago com 80 anos é o mais exclusivo da marca

Antes da Segunda Guerra Mundial, a Bugatti era a marca francesa com a imagem mais desportiva. Mas a Talbot construía os automóveis com mais personalidade. Em 1932, Anthony Lago, engenheiro italiano emigrado em Inglaterra, foi contratado pela STD Motors para revitalizar a divisão francesa do grupo britânico. Passando a construir os automóveis conhecidos como Talbot-Lago, em 1936 conseguiu mesmo tomar o controlo da companhia.
 
Nessa fase, o Talbot-Lago T150C era o ex-libris da marca. Os automóveis partilhavam a mesma mecânica, mas os clientes optavam sempre por uma carroçaria com elementos personalizados, completadas num carroçador especializado. E é nessas circunstâncias que surge o ‘Goutte d’Eau’, edição especial com apenas duas unidades montadas na Figoni & Falaschi, carroçador baseado nos arredores de Paris.
 
O automóvel mais famoso foi vendido à Princesa Stella, do estado indiano de Kapurthala. O outro foi parar às mãos de um empresário suíço, em 1937. A carroçaria ‘Goutte d’Eau’ (gota de água) tinha as rodas tapadas, um estilo que a Figoni aplicava mais frequentemente com os Delahaye, rivais dos Talbot. Era um estilo apropriado para o chassis desportivo ultraleve (T150C-SS), combinado com um motor de seis cilindros de 4000 cc e 165 cv, que lhe permitia atingir os 185 km/h.
 
Este ‘Goutte d’Eau’ foi transformado num descapotável após a Segunda Guerra Mundial, em 1946, e 20 anos depois passou para as mãos do filho do primeiro dono. Este vendeu o automóvel em 1987 ao seu dono actual, pelo que apenas teve três proprietários em toda a sua vida. O actual dono mandou restaurar a carroçaria Figoni original, e colocou-o à venda recentemente no Leilão de Villa Erab da RM Sothebys. Existem muitas recriações do ‘Goutte d’Eau’, mas este é o artigo original.
 

talbotlago1
talbotlago2
talbotlago3
talbotlago4
talbotlago5
talbotlago6
talbotlago7
talbotlago8
talbotlago9
talbotlago10
talbotlago11
talbotlago12
talbotlago13
talbotlago14
talbotlago15
previous arrowprevious arrow
next arrownext arrow
talbotlago1
talbotlago2
talbotlago3
talbotlago4
talbotlago5
talbotlago6
talbotlago7
talbotlago8
talbotlago9
talbotlago10
talbotlago11
talbotlago12
talbotlago13
talbotlago14
talbotlago15
previous arrow
next arrow

Classificados

Deixe um comentário

Please Login to comment

Siga-nos nas Redes Sociais

FacebookInstagramYoutube