Novo BMW Série 8 Concept: dinâmica e luxo num coupé desportivo

Modernos 31 Mai 2017

Novo BMW Série 8 Concept: dinâmica e luxo num coupé desportivo

O BMW Group fará da edição deste ano do Concurso d’Elegância de Villa d’Este, um dos eventos de automóveis clássicos e raros mais tradicionais do mundo, o palco para a primeira aparição do novíssimo BMW Série 8 Concept, a essência de um coupé BMW contemporâneo envolto num desenho apaixonante. O modelo conceptual é uma amostra do próximo coupé desportivo da BMW – o BMW Série 8 Coupé, com previsão de lançamento para 2018.
 
O objectivo da estratégia Number One>NEXT, lançada no ano passado pelo BMW Group, é incrementar de forma significativa as vendas e a receita do segmento de modelos de luxo, e o novo BMW Série 8 Coupé desempenhará um importante papel neste plano. “O número 8 sempre representou o auge do desempenho desportivo e de exclusividade na BMW”, explica o presidente do Conselho de Administração da BMW AG, Harald Krüger. “O próximo BMW Série 8 Coupé comprovará que a dinâmica precisa e o luxo moderno podem caminhar lado a lado. Este será o próximo modelo na expansão da nossa oferta de veículos de luxo e elevará a referência para coupés do segmento. No processo, fortaleceremos a nossa liderança no segmento de luxo”.
 
O BMW Série 8 Concept revela muito do que está por vir. “O BMW Série 8 Concept é a nossa visão de uma máquina de conduzir altamente tecnológica e vigorosa”, explica Adrian van Hooydonk, vice-presidente sénior de Design do BMW Group. “É um carro desportivo luxuoso que incorpora a dinâmica autêntica e modernidade de luxo como nenhum outro. Para mim, é uma porção do puro fascínio automobilístico”.
 
O exterior reúne o passado e o futuro. O BMW Série 8 Concept é imediatamente reconhecido como um BMW, mas também exibe novas ideias de design e técnicas de construção. “O design do BMW Série 8 Concept fornece uma nova interpretação das directrizes de estilo da BMW”, acrescenta van Hooydonk. “E também revela uma nova abordagem para o uso de formas que se reflecte particularmente proeminente na superfície do carro. Diversas linhas nítidas marcam claramente a superfície e os volumes do carro, que são poderosamente esculpidos. Juntos, esses elementos fazem uma declaração vigorosa e criam um modelo cheio de personalidade”.
 

 
Superfícies expansivas dentro de um contorno desportivo
 
A silhueta do BMW Série 8 Concept propaga-se para baixo e de forma poderosa sobre o piso. A interacção do longo capô e do tecto fluido leva o fascínio dinâmico para as laterais do carro, enquanto o prolongamento ascendente da lateral traseira proporciona uma conclusão clara para a traseira do veículo.
 
Na silhueta do veículo, o aspecto estimulante mas também dramático das superfícies e formas chamam a atenção e criam um olhar claro e moderno. As linhas que se cruzam ao longo da carroçaria representam uma proposta visual de experiência de condução dinâmica nitidamente avançada.
 
Um olhar sobre os detalhes revela duas linhas com um carácter expressivo que fornecem o limite da superfície e parece representar o fluxo de ar que é expelido pelas saídas dos respiradores. Mais atrás, os olhos são guiados para as caixas das rodas traseiras. As laterais chamam a atenção para um novo aspecto da experiência da BMW no desenvolvimento de superfícies. Fontes de linhas fluídas habilmente moldadas e reflexos suaves acentuam os contornos atléticos do BMW Série 8 Concept. E o acabamento de pintura exterior, na tonalidade Barcelona Grey Liquid, desenvolvida exclusivamente – um azul acinzentado com pigmentos altamente brilhantes – mostra a superfície do modelo da melhor forma possível. As grandes rodas de liga leve (21 polegadas), que apresentam um desenho desportivo e exclusivo de raios múltiplos e elementos aéreos, geram profundidade visual e definem o padrão da aparência atraente do veículo quando visto de perfil.
 
A secção frontal: desportiva, baixa e visualmente impressionante
 
Uma ampla grade em forma de rim, faróis dianteiros estreitos duplos e grandes entradas de ar formam um grafismo frontal marcante e desportivo. A identidade visual clássica de um BMW ganha aqui uma nova interpretação, trazendo a linguagem de design da empresa para uma direcção distinta. Por exemplo, os dois rins são para baixo e amplamente estendidos na parte da frente. Inspirando-se nos antigos coupés BMW, os rins unem-se por meio de uma barra inquebrável para formar um único grande elemento. A grade estende-se para baixo, enfatizando o carácter dinâmico do Concept BMW Série 8. Os faróis, a laser, são estreitos e exibem forma hexagonal, além de proporcionar um aspecto acentuado para a parte frontal.
 
As grandes entradas de ar e o spoiler frontal dianteiro intensificam a largura do veículo, a postura desportiva na estrada, e prometem uma experiência dinâmica muito pura. O elemento de fibra de carbono entre eles ressalta o carácter desportivo e de alto desempenho do veículo.
 

 
A traseira: arrojada e moderna
 
A superfície emotiva também domina a parte traseira do BMW Série 8 Concept, criando um contorno baixo, altamente esculpido e com um efeito de máximo realce. A parte traseira é definida pela interacção entre os volumes e as linhas, que se prolongam a partir das laterais e dão forma à secção posterior do veículo. Os pára-lamas imponentes indicam o talento dinâmico do veículo e direccionam a condução para as rodas traseiras.
 
As luzes traseiras, também estreitas e esticadas, estendem-se para os lados do veículo e proporcionam uma ligação entre a parte de trás e as laterais. As luzes têm a forma de L e projectam-se desde a parte traseira. Elas enfatizam a postura larga e muscular do veículo na estrada, e a sua forma esbelta dá à parte traseira um aspecto desportivo e ultra-moderno.
 
O difusor escuro e estilizado de fibra de carbono situado na parte inferior do spoiler traseiro acrescenta leveza adicional e um toque desportivo para os grafismos da traseira. Os tubos de escape amplos e de formato trapezoidal dão vida à secção traseira e apontam para uma experiência de condução dinâmica que está por vir.
 
Interior: uma emocionalmente rica mistura de dinâmica e de luxo
 
O interior concentra-se no que é essencial: a função de conduzir. Uma vez atrás do volante, o motorista é envolvido no ambiente encapsulado típico dos carros desportivos. Superfícies e linhas gravitam para a frente e enfatizam a experiência de uma condução dinâmica. O agrupamento das funções de controlo, por exemplo, no painel central e nas portas, proporciona ao interior uma estrutura visual distinta. Entre os elementos de design que se sobressaem no interior estão a transição fluída do painel de instrumentos e portas e a sensação desportiva e envolvente do interior.
 
O interior do BMW Série 8 Concept explora activamente o contraste entre a emoção e a engenharia, a dinâmica atractiva e o luxo; as suas formas indicam um carácter desportivo supremo, enquanto os materiais requintados exalam exclusividade e design de alta qualidade. Por exemplo, todos os pontos de contacto com o condutor do veículo transbordam um carácter dinâmico. Os bancos desportivos exclusivos têm desenhos delgados, estrutura básica em concha de fibra de carbono e revestimento de couro que os tornam o lugar perfeito para se acomodar. O volante traz linhas semelhantes, com raios de alumínio polido projectados para a frente de forma intencional e detalhes em vermelho que remetem às pistas de corrida. O contraste entre o alumínio e o couro escuro nas superfícies enfatiza essa sensação de luxo em vários detalhes.
 
Um sinal do que está por vir. O conceito BMW Série 8 é uma previsão de um modelo que a BMW quer apresentar no próximo ano. O BMW Série 8 Coupé representará a tradição de sucesso da marca de carros desportivos de luxo e acrescentará outro modelo emocionante – um genuíno carro de sonho – à sua gama avtual do segmento de luxo.
 
O BMW Série 8 Coupé reunirá a dinâmica e o luxo moderno, e estabelecerá novos padrões no segmento dos coupés de luxo.


TAGS: BMW BMW Série 8 Concept


PARTILHAR:

Deixe um comentário

Please Login to comment