Rota do Cante (e das Tradições) em Cuba, Alentejo

Eventos 29 Mai 2017

Rota do Cante (e das Tradições) em Cuba, Alentejo

Na continuidade do sucesso da Rota do Cante (e das Tabernas) de 2015 e das Rota do Cante (e da Gastronomia) de 2016, onde estiveram envolvidas mais de uma centena de pessoas, realiza-se este ano a 3ª edição da ROTA DO CANTE (e das Tradições).
 
Será um Passeio de Fim-de-semana a realizar nos dias 23, 24 e 25 de Junho na Vila “da” Cuba (no Alentejo), destinado a Veículos Clássicos e Desportivos onde se privilegiará a componente social e a valorização cultural em detrimento da parte desportiva e onde terá a oportunidade de conhecer, aprender e saborear o que esta Região tem para oferecer.
 
O Passeio, tal como o nome sugere, terá naquele que em 2014 foi considerado pela UNESCO Património Cultural Imaterial da Humanidade – O Cante Alentejano, os seus mais altos momentos. Não será desvalorizada as componentes do convívio, do turismo, e da gastronomia. E, porque simplesmente a organização aprecia uma classificação final, o evento terá uma pequena parte “apimentada” mas que se resume a cerca de meia dúzia de Quilómetros de regularidade (com as contas todas feitas) e a mais algumas “Surpresas”.
 
Privilegia-se a presença de veículos mais antigos (com data da primeira matricula até 31 de Dezembro de 1999) e a participação de equipas femininas e mistas que serão beneficiadas com reduções pontuais na classificação.
 
O Programa das Festas terá o seu início, ao final da tarde de Sexta-feira (dia 23/6) com a recepção aos participantes para um “Cuba de Honra” com Vinho da Talha (próximo candidato a Património da UNESCO) num ambiente carregado de misticismo e um Jantar Tradicional seguido de uma … “Noite Cubense”.
 
No Sábado (dia 24/6), “logo bem pela fresquinha”, os participantes partirão à descoberta do Património Turístico-Cultural daquela que é considerada A CATEDRAL DO CANTE ALENTEJANO a bela Vila Alentejana de Cuba. De tarde e para “desmoer o almocito” está prevista uma Prova de Vinhos na conhecida Adega Cooperativa da Vidigueira, Cuba e Alvito, e uma 1ª Visita do Núcleo Museológico de Arte Sacra de Vila Ruiva a anteceder a repetição daquele que foi o momento alto da Rota do ano passado, os participantes irão (se o São Pedro colaborar) relaxar, refrescar e admirar um dos melhores “Pôr-do-sol” do Baixo Alentejo ao som de Cante Alentejano e saborear uma “Sardinhada de São João”. Depois do Jantar, regresso a Cuba para um desfile Automóvel Nocturno pela ruas de Vila com direito ainda a um Desfile de Marchas Populares.
 
No Domingo (25/6), e depois de uma noite que se prevê ser “dormida a correr”, a destreza das equipas será testada com uma “Gincana”, seguida de uma prova de vinhos a servir de aperitivo para mais um almoçarada tradicional.
 
Durante o evento, estão previstas visitas a Adegas e Tabernas Típicas, onde será possível comprovar a qualidade dos preciosos “Néctares etílicos” produzidos nesta região, assim como se prevê a visita à Sede do 3º Grupo Coral mais antigo do País ainda em actividade – Os Ceifeiros de Cuba.
 
O evento tem igualmente um vertente solidária, uma vez que por cada inscrição, 5,00 € revertem para a Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários de Cuba. A organização alerta para a necessidade dos interessados reservarem rapidamente a sua presença uma vez que as inscrições são limitadas.
 
ficha-de-inscricao-2017
 
programa-provisorio

Classificados

Deixe um comentário

Please Login to comment

Siga-nos nas Redes Sociais

FacebookInstagramYoutube