Eventos • 18 Dez 2012

Eventos • 29 Mai 2017
Rota do Cante (e das Tradições) em Cuba, Alentejo
Na continuidade do sucesso da Rota do Cante (e das Tabernas) de 2015 e das Rota do Cante (e da Gastronomia) de 2016, onde estiveram envolvidas mais de uma centena de pessoas, realiza-se este ano a 3ª edição da ROTA DO CANTE (e das Tradições).
Será um Passeio de Fim-de-semana a realizar nos dias 23, 24 e 25 de Junho na Vila “da” Cuba (no Alentejo), destinado a Veículos Clássicos e Desportivos onde se privilegiará a componente social e a valorização cultural em detrimento da parte desportiva e onde terá a oportunidade de conhecer, aprender e saborear o que esta Região tem para oferecer.
O Passeio, tal como o nome sugere, terá naquele que em 2014 foi considerado pela UNESCO Património Cultural Imaterial da Humanidade – O Cante Alentejano, os seus mais altos momentos. Não será desvalorizada as componentes do convívio, do turismo, e da gastronomia. E, porque simplesmente a organização aprecia uma classificação final, o evento terá uma pequena parte “apimentada” mas que se resume a cerca de meia dúzia de Quilómetros de regularidade (com as contas todas feitas) e a mais algumas “Surpresas”.
Privilegia-se a presença de veículos mais antigos (com data da primeira matricula até 31 de Dezembro de 1999) e a participação de equipas femininas e mistas que serão beneficiadas com reduções pontuais na classificação.
O Programa das Festas terá o seu início, ao final da tarde de Sexta-feira (dia 23/6) com a recepção aos participantes para um “Cuba de Honra” com Vinho da Talha (próximo candidato a Património da UNESCO) num ambiente carregado de misticismo e um Jantar Tradicional seguido de uma … “Noite Cubense”.
No Sábado (dia 24/6), “logo bem pela fresquinha”, os participantes partirão à descoberta do Património Turístico-Cultural daquela que é considerada A CATEDRAL DO CANTE ALENTEJANO a bela Vila Alentejana de Cuba. De tarde e para “desmoer o almocito” está prevista uma Prova de Vinhos na conhecida Adega Cooperativa da Vidigueira, Cuba e Alvito, e uma 1ª Visita do Núcleo Museológico de Arte Sacra de Vila Ruiva a anteceder a repetição daquele que foi o momento alto da Rota do ano passado, os participantes irão (se o São Pedro colaborar) relaxar, refrescar e admirar um dos melhores “Pôr-do-sol” do Baixo Alentejo ao som de Cante Alentejano e saborear uma “Sardinhada de São João”. Depois do Jantar, regresso a Cuba para um desfile Automóvel Nocturno pela ruas de Vila com direito ainda a um Desfile de Marchas Populares.
No Domingo (25/6), e depois de uma noite que se prevê ser “dormida a correr”, a destreza das equipas será testada com uma “Gincana”, seguida de uma prova de vinhos a servir de aperitivo para mais um almoçarada tradicional.
Durante o evento, estão previstas visitas a Adegas e Tabernas Típicas, onde será possível comprovar a qualidade dos preciosos “Néctares etílicos” produzidos nesta região, assim como se prevê a visita à Sede do 3º Grupo Coral mais antigo do País ainda em actividade – Os Ceifeiros de Cuba.
O evento tem igualmente um vertente solidária, uma vez que por cada inscrição, 5,00 € revertem para a Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários de Cuba. A organização alerta para a necessidade dos interessados reservarem rapidamente a sua presença uma vez que as inscrições são limitadas.
ficha-de-inscricao-2017
programa-provisorio
Deixe um comentário