Clássicos • 16 Abr 2015
Clássicos • 19 Mai 2017
Primeiro automóvel de sempre a ser multado por excesso de velocidade
O Concours of Elegance 2017, que decorre no Hampton Court Palace em Setembro deste ano, conta com uma peça muito especial da história automobilística: o primeiro automóvel a receber uma multa de excesso de velocidade. Trata-se de um Arnold Benz Motor Carriage de 1896 que, na época, encontrava-se a andar quatro vezes acima do limite da velocidade estabelecido. O mais engraçado no meio desta história é que foi mandado parar por um polícia de bicicleta.
Pode parecer estranho aos padrões actuais, mas a lei desta altura exigia que todos os automóveis cumprissem o limite de 2 milhas por hora (cerca de 3 km por hora) e que à sua frente fosse um homem a pé e a acenar uma bandeira vermelha. Mas Walter Arnold decidiu passar pelo Paddock Green, em Kent, e não fazer absolutamente nada disto. Como resultado, foi condenado por excesso de velocidade por ir a 8 milhas por hora (cerca de 13 km por hora) e forçado a pagar uma multa.
Todas estas leis foram abolidas e o limite de velocidade aumentou para as 14 milhas por hora no final de 1896. Para assinalar esta mudança, os automóveis realizaram uma corrida de Londres a Brighton, conhecida por “Corrida da Emancipação”, onde também Walter Arnold competiu.
Esta corrida perdura até aos dias de hoje com o nome de “Royal Automobile Club’s annual Veteran Car Run”, em que clássicos até ao ano de 1905, conhecidos como veteranos, recriam a mítica viagem de Londres para Brighton. No próximo mês de Setembro também está já preparado um desfile com estes automóveis no Concours de Elegance, permitindo que os visitantes apreciem a beleza das máquinas e os sons dos primeiros pioneiros do automobilismo.
Para mais informações, visite o site oficial do concurso em www.concoursofelegance.co.uk.