10 livros sobre automóveis que o Hélio levava para uma ilha deserta

Automobilia 08 Mai 2017

10 livros sobre automóveis que o Hélio levava para uma ilha deserta

Por Hélio Valente de Oliveira

O desafio partiu do Adelino Dinis. A ideia será que 10 livros levaríamos para uma ilha deserta, ou seja, com tempo para pôr a leitura em dia em alguns casos ou para aproveitar e reler outros. Ainda tentei negociar um aumento de plafond na bagagem: “… 10 são poucos, vá lá…no mínimo 15!?!”. Mas não tive sucesso nenhum. O Adelino mostrou-se irredutível.

De qualquer maneira a minha lista é a dos livros que eu considero mais importantes pelas mais variadas razões. Vou tentar explicar, caso a caso, o porquê da escolha. De qualquer maneira não se pretende fazer um top 10, será uma lista muito pessoal… e temporal. É a minha lista, neste preciso momento. A saber e sem qualquer ordem de preferência:

 

Bugatti – From Milan to Molsheim

Uwe Hucke, Julius Kruta. ISBN 978-3-938568-39-2 — Cotação: 1200 euros

Obra de referência da Bugatti, antiga e moderna. É um livro imponente, com 800 páginas, imensas fotos, reproduções de diagramas e desenhos de época. Com uma dose muito saudável de características e pormenores técnicos. Enfim, o livro a ter para qualquer entusiasta da marca, com especial enfâse na tecnologia e inovação.

 

The V12 Engine

Karl Ludvigsen. ISBN 1-84425-004-0 — Cotação: 45 euros

Tendo uma paixão e formação técnica, acho os livros do Karl Ludvigsen extremamente apelativos. Este junta técnica a um tema particularmente interessante para mim. O título explica tudo.

 

Bucciali

Christian Huet. ISBN 2-9500432-3-2 — Cotação: 350 euros

Uma surpresa total. Desconhecia por completo a marca e o homem, Albert Bucciali. Pioneiro da aviação, combateu na 1ª Grande Guerra na Esquadrilha das Cegonhas. Aliás, algumas das suas criações usavam esta insígnia. Este livro é o registo extensivo da marca de automóveis que fundou, dos estudos técnicos — era um apaixonado pela traction avant — e das inúmeras patentes que registou.

 

Driving Ambition — The Official inside Story of the McLaren F1

Doug Nye. ISBN 1-85227-841-2 — Cotação: 160 euros

Provavelmente o melhor livro monomarca e monomodelo. O título não engana, está tudo lá, desde os primeiros sketches do Gordon Murray num guardanapo até à quase dissecação do produto acabado. Épico…

 

Memoirs of a Bugatti Hunter

Antoine Raffaelli. ISBN 2-86941-278-9 — Cotação: 90 euros

Coleção de memórias do autor. Apesar do título, há muitas histórias acerca de outros automóveis. A Bugatti foi só a marca que despoletou o processo. Livro apaixonante…

 

Iso Rivolta — The Men, The Machines

Winston Goodfellow. ISBN 88-7911-148-5 — Cotação: 70 euros

Um modelo que marcou a minha infância: Um Iso Grifo da Corgi Toys. Estranho, misterioso…e atraente. A história do fundador da marca não o é menos. Particularmente interessante é o envolvimento de Giotto Bizzarrini…

 

Cars – Freedom, Style, Sex, Power, Motion, Colour, Everything

Stephen Bayley. ISBN 978-1-84091-504-4 — Cotação: 10 euros

Stephen Bayley assume-se como um esteta. Coleção de impressões sobre modelos icónicos, desde o Ford T até ao BMW série 5 de 2003. Polémico e irreverente, o ponto de vista do autor oscila desde o contundente até ao hilariante…

 

Maximum Boost- Designing, Testing and Installing Turbocharger Systems

Corky Bell. ISBN 0-8376-0160-6 — Cotação: 8 euros

A minha bíblia sobre sobrealimentação, outra das minhas paixões. A linguagem é extremamente acessível, para um tema que muita gente considera quase rocket-science. Obviamente, leitura muito técnica embora com uma serie de desmistificações e explicações de mitos e a desmontagem de ideias pré-concebidas… 

 

Mercedes-Benz W196 — Last of the Silver Arrows

Michael Riedner. ISBN 0-85429-717-0 — Cotação: 40 euros

O que há para não gostar deste período da Mercedes? Particularmente apaixonante para mim é o motor por si só. Desde a arquitetura (8 cilindros em linha) às particularidades (sistema de válvulas desmodrómico), passando pela aura de mistério que o desenvolvimento deste gerou. Enfim, parece um romance de espionagem em plena guerra-fria.

 

Lamborghini Miura

Peter Coltrin e Jean-François Marchet. ISBN 1-90308803-8 — Cotação: 30 euros

Até hoje, esta é a obra definitiva sobre o Lamborghini Miura, com a vantagem de ter sido escrito numa altura em que a informação ainda estava relativamente fresca. Muito completo, com alguns erros que se vieram a verificar recentemente, mas mesmo assim incontornável e essencial.

 

 

 



PARTILHAR:

2
Deixe um comentário

Please Login to comment
1 Comment threads
1 Thread replies
0 Followers
 
Most reacted comment
Hottest comment thread
2 Comment authors
Hélio Valente de OliveiraCarlos oliveira Recent comment authors
Carlos oliveira
Visitante
Carlos oliveira

Caro Hélio,
Bem me parecia que ia encontrar aqui qualquer coisa sobre o Miura…
Abraço,
Carlos Oliveira
Ps) …e já agora, diria que, livros técnicos à parte, a escolha é inspiradora.
Esse livro sobre os Iso Rivolta devorei-o em dois dias. Uma história muito bem contada.
Só faltou qualquer coisa sobre os Porsche. Talvez “The Porsche Book” da David Bull, escrito pelo Barth…

Hélio Valente de Oliveira
Membro
Hélio Valente de Oliveira

Caro Carlos Oliveira,
Obrigado pelo simpático comentário.
Em relação a eventuais livros em falta, aguardamos ansiosamente a sua lista… Seria um enorme prazer podermos publicá-la.

Hélio Valente de Oliveira