Clássicos • 23 Out 2014

O Simca Vendaval era um GT 2+2 e foi uma criação do Departamento de Competições da Simca no Brasil em 1965, feito com base no chassis do Maserati 200S utilizado pelo piloto oficial da marca Ciro Cayres. Construído com uma carroceria de alumínio artesanal, com desenho semelhante ao modelo original, mas sem acabamento.
A mecânica V8 Simca foi tirada dos Chambord, motor V8 Aquillon (Flathead) com duplo carburador e distribuidor com avanço manual (dos Simca Chambord 64-66), travões e transmissão oriundas dos Simca, com caixa de 3 velocidades. Basicamente era um Chambord versão GT, mas instável por causa da geometria da suspensão fazendo com que o automóvel saltasse bastante e que ganhou a alcunha bem brasileira de “perereca”, mas também como TGT ou Tempestade.
Teve vida curta pois quando a Simca foi comprada pela Chrysler o departamento de competição foi imediatamente extinto. Teve duas vitórias este automóvel, a primeira em Brasília e a segunda nos 500Km da Guanabara no Rio de Janeiro em 1965.
Deixe um comentário