Livro

LifeStyle 25 Mar 2017

Livro “Land Rover em Portugal” será apresentado no Salão Motorclássico

Em 1948, nasceu um fenómeno automóvel. Sessenta e nove anos volvidos, a Land Rover é uma grande marca reconhecida e amada em todo o mundo. “Land Rover em Portugal – A História de um Ícone” é um tributo único. Do primeiro Series I ao último Defender, este livro conta a história dos Land Rover em Portugal com magníficas imagens do fotógrafo Luís Viegas e textos do jornalista Alexandre Coutinho. A obra será lançada dia 21 de Abril – primeiro dia do salão Motorclássico 2017, na FIL, em Lisboa – no stand do Clube Land Rover.
 
Nas últimas décadas muito foi escrito sobre a Land Rover e os seus veículos. De livros históricos a um sem número de artigos em revistas, os todo-o-terreno de Solihull foram analisados de todos os ângulos possíveis. No entanto, nenhum se debruçou de uma forma tão exaustiva sobre os Land Rover em Portugal.
 
Neste livro Alexandre Coutinho aborda a globalidade do fenómeno Land Rover, da inspiração inicial até ao último Defender, focando-se depois numa selecção dos melhores exemplares das diversas Series existentes em Portugal. Conta-nos a fascinante história que está por detrás do desenvolvimento do primeiro Land Rover, desfazendo alguns mitos.
 
“Porque escrevi este livro? É uma homenagem ao Land Rover, o modelo de automóvel produzido em série durante mais anos em todo o mundo – afirma Alexandre Coutinho – o Land Rover sempre foi conhecido por ser o único que podia seguir por caminhos intransponíveis para outros veículos – “no road except for Land Rover” – inclusive de todo-o-terreno. Do binário aos ângulos de ataque, central e de saída, passando pelo extraordinário curso de suspensão que permite ir buscar a tracção necessária para passar obstáculos sem ficar atascado ou pendurado.”
 
earlylandrovertestingpackingtonestatearthurgoddard13
 
“No entanto, os actuais detentores da marca parecem ter escolhido outro caminho, bem menos desafiante, enveredando pela via larga das autoestradas que conduzem aos SUV Premium e de luxo, dando preferência às linhas Discovery e Range Rover. Mas o espírito Land Rover é mais forte e tornou-se imortal. Arrisco mesmo a dizer que o espírito Land Rover sobreviverá a própria marca se, um dia, esta acabar – lembram-se do que sucedeu à Rover?”
 
Na opinião do autor, “a marca terá abandonado o todo-o-terreno, ao suspender a produção do Defender no final de Janeiro de 2016, mas um pouco por todo o mundo e, claro, em Portugal, são muitos os clubes, os proprietários, os coleccionadores, os fornecedores de peças, os mecânicos e as revistas que mantêm esta lenda viva. E a razão é muito simples: os Land Rover construídos antes dos anos 90 são imortais! Existe um património e um legado que urge continuar a preservar. Espero que este modesto contributo, sob a forma de um livro, possa contribuir para manter viva a chama do espírito Land Rover.”
 
Este não é, nem um livro técnico aprofundado, nem um simples livro de história. Pelo contrário, revela a paixão que os Land Rover evocam e celebra os 68 anos de produção do mais famoso 4X4 do mundo.
 
earlylandrovertestingpackingtonestatearthurgoddard14
 
Alexandre Coutinho, jornalista e escritor, está ligado ao universo do todo-o-terreno há mais de duas décadas, tendo sido membro do Clube Land Rover de Portugal e participado em diversas expedições em África e na América Latina, entre as quais a primeira expedição do CLRP a Marrocos, a Terrano II Sul-América, o Camel Trophy Tierra del Fuego 98 e o Paris Dakar-Cairo 2000. Vive, actualmente, no Alentejo, no concelho de Odemira.
 
É co-fundador da editora Contra a Corrente e co-autor de diversos livros sobre automóveis e aviões, entre os quais, “TAP Air Portugal”, “50 Anos Alouette III na Força Aérea”, “Chevrolet em Portugal”, “Opel Ampera – Nova era na mobilidade eléctrica”, “100 Anos Chevrolet” e “50 Anos Porsche 911 em Portugal”.

Deixe um comentário

Please Login to comment

Siga-nos nas Redes Sociais

FacebookInstagramYoutube