O novo 911 GT3 é perfeito para a estrada e para a pista

Modernos 07 Mar 2017

O novo 911 GT3 é perfeito para a estrada e para a pista

O Porsche 911 GT3 apresenta uma performance digna da competição em pista, uma construção que privilegia a leveza e uma experiência de condução pura. Na nova geração do radical 911, a ligação entre a condução no dia-a-dia e em pista é ainda mais intensa.
 
No coração dos mais recentes melhoramentos bate um motor de cilindros opostos com quatro litros de capacidade. Este motor atmosférico, extremamente rotativo e com 368 kW (500 cv) permanece virtualmente inalterado em relação ao motor do 911 GT3 Cup de competição. O chassis redesenhado, com eixo traseiro direccional e construção ligeira, está especialmente afinado para converter a potência do motor numa dinâmica de condução superior. Desenvolvido na mesma pista e fabricado na mesma linha de produção dos veículos de competição, a tecnologia desportiva da Porsche foi, mais uma vez, incorporada na construção de um veículo para utilização em estrada.
 
A maioria dos condutores dos modelos GT da Porsche também gosta de utilizar os seus desportivos para umas voltas em pista, local onde o novo 911 GT3 realmente se destaca graças à sua relação peso/potência de apenas 2.86 kg/cv. Com a caixa de sete velocidades de dupla embraiagem (PDK) de série, a qual foi especificamente afinada para utilização no GT3, este “dois lugares” apresenta um peso de 1,430 kg, com o depósito de combustível cheio, e é capaz de acelerar dos 0-100 km/h em 3,4 segundos. Atinge uma velocidade máxima de 318 km/h. Para os puristas, a Porsche disponibiliza igualmente uma caixa manual de seis velocidades. Esta permite que este 911 de elevado desempenho cumpra o sprint dos 0-100 km/h em 3,9 segundos e atinga 320 km/h de velocidade máxima.
 

 
Rápido nas curvas, estável nas retas: chassis rígido com eixo traseiro direccional
 
O chassis do novo 911 GT3 beneficia da experiência em competição da Porsche e a sua afinação foi aprimorada para uma ainda melhor dinâmica de condução. Este novo “dois lugares” apresenta-se 25 mm mais baixo do que o 911 Carrera S. Para além do refinado desenho base, o chassis também apresenta superiores características dinâmicas, graças, em grande parte, à direcção ativa no eixo traseiro. Dependendo da velocidade, as rodas posteriores viram na mesma direcção, ou na direcção oposta às rodas dianteiras, melhorando, desta forma, a agilidade e a estabilidade. Os apoios do motor dinâmicos e o bloqueio do diferencial traseiro também aumentam as capacidades dinâmicas do veículo.
 
No que diz respeito à aparência, o 911 GT3 deixa poucas dúvidas quanto ao seu propósito. A dominante asa traseira em carbono enfatiza o facto da forma deste desportivo ser determinada pela aerodinâmica. A secção dianteira e spoiler dianteiros foram optimizados para uma ainda melhor deslocação do ar. Os melhoramentos aerodinâmicos são igualmente evidentes na secção traseira com aberturas para extracção do ar e no novo difusor.
 
Habitáculo: o centro da excecional experiência de condução
 
O interior deste novo desportivo de elevadas prestações é feito à medida da experiência de condução do 911 GT3. O volante desportivo GT, com um diâmetro de 360 mm, é originário do 918 Spyder. Condutor e passageiro desfrutam da dinâmica apurada nos Bancos desportivos Plus da Porsche, com apoio lateral melhorado e ajuste manual em alcance. A altura e costas possuem regulação eléctrica.
 
Dado que o 911 GT3 é um bilugar, o espaço dedicado aos lugares posteriores encontra-se coberto. A Porsche oferece adicionalmente três variantes de bancos para o 911 GT3: os Bancos desportivos Plus adaptativos, com ajuste eléctrico total (18 regulações), as Baquets desportivas, com encosto rebatível, airbag para o tórax integrado e controlo manual em alcance e as Baquets fabricadas em plástico reforçado com fibra de carbono e acabamentos com a fibra de carbono visível.
 

 
App Porsche Track Precision de origem
 
Para além do Porsche Communication Management (PCM), que inclui um módulo de navegação com informação do trânsito em tempo real, o equipamento de origem inclui igualmente o módulo Connect Plus e a App Track Precision. Esta permite aos condutores do 911 GT3 visualizar, gravar e analisar informação de condução detalhada no seu smartphone.
 
Lançamento e preços
 
O 911 GT3 já se encontra disponível para encomenda, sendo o seu lançamento no mercado em meados de Junho. Os preços para o novo 911 GT3 iniciam-se nos 205.024,00 euros, incluindo impostos à data desta notícia.


TAGS: Porsche 911 GT3


PARTILHAR:

Deixe um comentário

Please Login to comment