Škoda comemora 40 anos da lendária vitória no Rali de Monte Carlo

Clássicos 18 Jan 2017

Škoda comemora 40 anos da lendária vitória no Rali de Monte Carlo

Quando a Škoda Motorsport se prepara para alinhar à partida do Rali de Monte Carlo desta temporada, certamente que será recordado o lendário triunfo da Marca na prova monegasca há 40 anos. O Škoda Fabia R5 oficial está decorado com as mesmas faixas azuis e vermelhas que o carro vencedor em 1977, nesta jornada de abertura do Campeonato Mundial de Rali da FIA (WRC 2).
 
Há quatro décadas atrás, Václav Blahna (CZ) e o seu co-piloto Lubislav Hlávka (CZ) ganharam a categoria para carros até 1.300 c.c. com o seu Škoda 130 RS. Este notável sucesso é um dos marcos na história da Škoda nos 116 anos que marca presente na competição automóvel, com o momento culminante a acontecer o ano passado com a conquista do título de campeão mundial de WRC 2.
 
“A Škoda orgulha-se da sua excelente tradição na competição automóvel e de carros icónicos como o Škoda 130 RS”, disse Michal Hrabánek, Diretor da Škoda Motorsport. “Por esta razão, estamos a recordar o sucesso de há 40 anos no Rali de Monte Carlo com uma decoração especial do nosso Škoda Fabia R5. É notável a consistência na história da Marca na competição automóvel, na qual continuamos profusamente empenhados”. Além dos nossos pilotos oficiais – Pontus Tidemand e Jan Kopecký – também Andreas Mikkelsen tripulará o Škoda Fabia R5 no Rali de Monte Carlo”, continuou Hrabánek.
 
O experiente Mikkelsen – que nos anos anteriores conduziu um carro competitivo no WRC – terá uma presença especial na equipa de fábrica da Škoda. Ao fazê-lo, ele regressa às suas raízes. O norueguês de 27 anos começou a sua ascensão até ao topo com títulos no Intercontinental Rally Challenge em 2011 e 2012. Naquela época, conquistou as vitórias ao volante de um Škoda Fabia Super 2000.
 
Mikkelsen e o seu co-piloto Anders Jæger (N) familiarizaram-se com o Škoda Fabia R5 nos primeiros testes em estradas com neve em dezembro passado. A Škoda Motorsport volta a acreditar nas capacidades dos seus dois pilotos de fábrica -Kopecký e Tidemand – em 2017. Além do Rali de Monte Carlo, o rápido sueco e seu co-piloto Jonas Andersson também irão marcar presença na segunda jornada do campeonato (Suécia, entre 9 e 12 de Fevereiro).
 
Tidemand / Andersson tem como objectivo suceder a Esapekka Lappi / Janne Ferm, que, ao volante da Škoda Fabia R5, ganhou o título de Pilotos e de Co-Pilotos no WRC 2 de 2016, o mesmo acontecendo pela primeira vez com a Marca de Mladá Boleslav. Jan Kopecký e Pavel Dresler irão participar no Campeonato Checo de Ralis em 2017. Continuam invictos com o Škoda Fabia R5 na República Checa, tendo ganho todas as provas (10) nos últimos dois anos. Objectivo: conquistar o “hat-trick” de títulos em 2017. Com o título do campeonato mundial, três títulos continentais e dez títulos nacionais com o Fabia R5, a Škoda desfrutou de um dos melhores anos na vertente de ralis em 2016. Espera-se que o Rali Monte Carlo marque o início de uma temporada igualmente bem sucedida em 2017.
 
O calendário 2017 do Campeonato Mundial de Rali da FIA (WRC 2)
 
Rali Monte Carlo – 19 a 22 de Janeiro
Rali da Suécia – 9 a 12 de Fevereiro
Rali do México – 9 a 12 de Março
Rali de França – 6 a 9 de Abril
Rali da Argentina – 27 a 30 de Abril
Rali de Portugal – 18 a 21 de Maio
Rali de Itália – 8 a 11 de Junho
Rali da Polónia – 29 de junho a 2 de Julho
Rali da Finlândia – 27 a 30 de Julho
Rali da Alemanha – 17 a 20 de Agosto
Rali de Espanha – 5 a 8 de Outubro
Rali da Grã-Bretanha – 26 a 29 de Outubro
Rali da Austrália – 16 a 19 de Novembro


TAGS: Rali de Monte Carlo ŠKODA ŠKODA Fabia R5


PARTILHAR:

Deixe um comentário

Please Login to comment