LifeStyle • 11 Set 2017
LifeStyle • 04 Dez 2016
Livro “Coachwork on Ferrari V12 Road Cars”
De todos os grandes carros que destacam o nome Ferrari, nenhum é tão amado ou tão respeitado como os clássicos de estrada V12, construídos entre 1948 e 1989. O desempenho impressionante, combinado com a impressionante beleza da sua carroçaria original, dá-lhe um imponente posição.
A Ferrari, estabeleceu-se como fabricante de chassis de carros desportivos, mas logo percebeu que havia um mercado pronto para as versões de estrada de seus carros também. Para a carroçaria, basearam-se nos especialistas Italinos, que prontamente se mostraram preparados para o desafio. Assim criaram o melhor dos melhores, para os que podiam pagar e para os que tinham gosto em apreciá-lo.
Este livro, de James Taylor, foca-se nas carroçarias criadas para os V12 de estrada, examinando os principais tipos produzidos, bem como alguns exemplos menos conhecidos
Ao longo de 160 páginas, é traçada a história sobre o que deu aos carros de estrada da Ferrari o seu apelo visual, dos primeiros anos, quando Farina, Ghia, Touring e Vignale foram os favorecidos, e quando a carroçaria feita-a-mão de forma individual. À medida que a década de 1950 avançava, a lealdade da empresa mudou para Pininfarina, que passou a dominar a produção de carroçarias da Ferrari. Enquanto isso, alguns clientes continuaram a exigir desenhos únicos e uma selecção desses, está incluída neste livro.
Os fabricantes de carroçarias como Abbot, Bertone, Boano, Drogo, Farina, Ghia, Pininfarina, entre muitos outros, são apresentados por ordem alfabética, com uma breve introdução histórica de cada companhia, personalidades e actividades, enriquecidas por uma galeria de fotos das suas criações, com extensas legendas explicativas.
Acompanhado a visão do exterior dos modelos, as fotos de interiores, detalhes de acabamento dentro e fora, ao longo de 370 fotos, a maioria da autoria do fotógrafo de automóveis Simon Clay. O resultado é um profundo estudo apaixonado e visualmente deslumbrante do lindissímo estilo, quase irrepreensível dos Ferraris V12, durante um período de cerca de 40 anos.
Disponível na ASCARI aqui.