Competição • 16 Fev 2017
Competição • 25 Nov 2016
48 Horas de pura emoção no Alentejo
O Clube Português de Automóveis Antigos levou para a estrada mais uma edição das 48Horas Alentejo, uma prova de Regularidade Histórica que foi disputada até à última etapa e que serviu também para acolher novos participantes neste tipo de eventos.
Conciliar a vertente desportiva com uma vincada componente social foi o que o Clube Português de Automóveis Antigos, através da organização de Luís Brito, voltou a conseguir no fim-de-semana de 11 a 13 de Novembro ao levar para as estradas alentejanas mais uma edição das já bem conhecidas 48 Horas Alentejo.
Este ano foram 80 automóveis a alinharem à partida do Parque de Feiras e Exposições de Beja, com o Cadillac Phaeton V12 e o Ford A Roadster, ambos construídos em 1931, a serem os veículos mais antigos presentes em prova. Do lado oposto, mas igualmente carismático, o Lancia Delta e o Porsche 944 Turbo S fabricados em 1986 a serem os automóveis mais recentes.
Dividida em três etapas, a primeira levou os concorrentes de Beja a Monsaraz, num total de praticamente 100 quilómetros. Pelo meio, três Provas Especiais de Classificação, disputadas no Município de Portel. O almoço deste primeiro dia de prova realizou-se em Monsaraz. Da parte da tarde, cumpriu-se a segunda etapa, numa extensão de 113 quilómetros que ligou Monsaraz a Beja, onde não faltaram uma vez mais provas classificativas. Ao final do dia, Fernando e Mariana Paulino lideravam na Categoria D num Citroen 11 BL de 1939, enquanto Pedro Barbosa da Gama, em MGA de 1959, acompanhado de Guilherme Coutinho, seguia na frente da tabela reservada à Categoria E.
Entre os automóveis da Categoria F, destaque para a prestação de Jorge Mendes Dias que, juntamente com Teresa Mendes Dias levavam o Porsche 911 de 1970 à liderança. Bastante acesa a luta pela primeira posição na Categoria G, uma vez que a diferença entre Ivo Tavares e Alexandre Berardo no Volvo 240 GLE de 1983, para Rui Viana e Fátima Leão no BMW 635 Csi era apenas de dois pontos.
Para o último dia de prova, estava reservada a disputa da terceira etapa, disputada entre Beja e Ferreira do Alentejo, com passagens por Faro do Alentejo e Peroguarda. Foi aliás entre estas duas localidades que foram disputadas as PEC’s que iriam decidir as classificações finais, sendo de registar que ainda antes do almoço de entrega de prémios se realizou uma visita guiada ao Lagar Oliveira da Serra.
Feitas as contas finais, Fernando e Mariana Paulino venceram na Categoria C, Pedro Barbosa da Gama e Guilherme Coutinho saíram vencedores na categoria E. Jorge Mendes Dias não deu uma vez mais quaisquer hipóteses na Categoria F, liderando a prova deste o início destas 48H.
Quanto à classificação na Categoria G, esta teve que ser decidida recorrendo-se ao ano de fabrico do Volvo de Ivo Tavares (1983) e do BMW de Rui Viana (1981), que privilegia o veículo mais antigo, depois de ambos terem terminado esta edição das 48Horas Alentejo Automóveis Antigos com o mesmo número de pontos.
As 48 Horas Automóveis Antigos Alentejo contaram com os apoios dos Municípios de Beja, Ferreira do Alentejo e Reguengos de Monsaraz, do Turismo do Alentejo, Tapada do Chaves, Raposeira, Robalo & Macedo e da My Time.
Consulte todos os resultados em: 48h_resultados.
Fotografias: abtfoto.com