Clássicos • 19 Out 2016
Fernando Mateus proprietário do Toyota Starlet 1.3 S (EP71) com a matrícula RP-47-60 foi o vencedor à geral da Regularidade Sport da Rampa Histórica do Caramulo 2016 navegado por António Gonçalves.
Porém foi apenas o regresso às vitórias deste carismático automóvel com “pedigree” restaurado ao parafuso e que começou a sua história com a participação Troféu Toyota tendo vencido o Troféu em 1988 pilotado por Celestino Araújo, preparado pelo “Manel da Foz”, da oficina Auto Paraíso da Foz
Em 1989 é adquirido por Rui Salgado que participa também no Troféu Toyota Iniciação e no Rali de Famalicão, que nas suas palavras “era um autêntico “avião”.
Fui treinar ao Estoril, na primeira vez que andei no carro e no Autódromo e fiz um tempo que nunca mais consegui fazer. Fiz o Troféu com ele. Era o nº 17. Caí na asneira de concordar com o meu preparador e abrir o motor, e o carro nunca mais andou o mesmo, nem parecido. Só no final do ano me consegui fazer boas classificações.
Em 1990 fiz novamente o Troféu (nº 2), fiquei em 3º lugar, tendo ganho as Rampas da Falperra e de Murça. Nesse ano ganhou o José João Magalhães, novamente com o Manel da Foz. Para além de ser bom piloto, tinha um grande preparador e metia tudo novo em todas as corridas… ele chegava de Porsche Turbo e eu de Opel Corsa. Nesse tempo, se se fizesse as corridas com juizo e se andasse nos primeiros, com os prémios que se ganhava, não se gastava dinheiro. Só que não dava para arriscar muito.
Fiz 20 corridas com o carro (18 de troféu e 2 ralis) e só tive um problema mecânico: nuns treinos no Estoril saltou um martelo de uma válvula. Grande carro esse… foi o meu primeiro carro de corridas e deu-me muitas alegrias. Na altura casei-me e tive de o vender a um contabilista de Guimarães. Nunca mais soube do carro até o ver nas mãos do Fernando Mateus.
3
Deixe um comentário
Top! O carro e a história.
Abraço Sr.Mateus
Ass:Bruno Silva (menino do Manta)
Mais uma bela “estória”desencantada pelo Sr.Francisco! Grande Máquina!
Pelo que vi no Caramulo excelente carro e excelente piloto, historias simples mas com muito interesse as fotos de Vila do Conde e de Famalicão dão muita saudade