Iberian Historic Endurance: Ford GT40 Grego vence os GTP/Sports Cars

Competição 30 Out 2016

Iberian Historic Endurance: Ford GT40 Grego vence os GTP/Sports Cars

Fortíssimas emoções na primeira corrida do Iberian Historic Endurance no Algarve Classic Festival! Corrida decidida nas duas últimas voltas quando Voyazides / Hadfield ultrapassam Albuquerque. As 50 equipas estavam ansiosas por se fazer à pista, e foi logo após a partida que a família Macedo e Silva e Francisco Albuquerque passaram Voyazides / Hatfield, marcando logo aí uma posição forte sobre as suas ambições de vencer a corrida em solo Português.
 
Os Porsches de Lopez / Rodriguez e Martinez / Fuster seguiam atrás dos GT40, com De Tomaso Pantera de Boel / Rubbio logo atrás. Durante as voltas seguintes os primeiros três debateram-se proximamente enquanto os Porsches seguravam o 4º e 5º lugares, mas Boel / Rubbio foi ficando para trás até o safety car entrar, devido à perda de roda do Lotus Elan da familia Bradshaw. Michiel Campagne, o Holandês que já ganhou várias corridas, foi o piloto que melhor aproveitou o sucedido, fazendo a paragem para troca de piloto, o que lhe deu uma vantagem e o fez chegar à liderança. No entanto, não aguentou a pressão durante a segunda parte da corrida, com Voyazides / Hatfield a conquistarem a liderança.
 
A equipa grega aumentou a vantagem, mas ainda assim foi penalizada com um drive through devido a excesso de velocidade na troca de piloto. Francisco Albuquerque foi assim a quarta equipa a assumir a liderança. Mas a equipa Grega estava focada em vencer e mesmo após o drive through conseguiu chegar à liderança, tendo a família Macedo e Silva conquistado o 3º lugar. Nos H 1965 destaque para o Jaguar E de Cruz / Pais do Amaral que terminou em 1º e o Lotus Elan de Stevens que terminou em 2º. Os dois alternaram lugares até ao fim, com o Lotus a subir até 3º da geral graças a uma boa gestão da troca de piloto. Nos H 1971 a vitória foi para a dupla Guimarães / Melo, o primeiro triunfo do Lotus Elan Sprint desde o Estoril e que chegou em jeito de celebração do aniversário de Alexandre Guimarães que comemorava o seu 70º aniversário.

 
Nos H 1976 a equipa Rezende / Pais do Amaral, preparada pela ASM, conquistou a sua primeira vitória do ano, com a satisfação de ter sido em terra lusa, liderança muito festejada pela equipa. Os Porsche dominaram esta classe com Moreno / Silva a acabar em 2º e Martinez / Fuster em 3º. Por último, nas viaturas até 1300 foi o pequeno Mg Midget de Francisco Sanchez em primeiro, seguido pelo Datsun 1200 de Santos / Gaspar e pelo Mini Cooper S Inglês de Parsons / Birchenhough, que teve problemas de motor e com Sousa Ribeiro a liderar o Index de Performance Cuervo y Sobrinos.


TAGS: Algarve Classic Festival Iberian Historic Endurance


PARTILHAR:

Deixe um comentário

Please Login to comment