O caminho até à F1: Bob Anderson (com Vídeo)

Arquivos 23 Out 2016

O caminho até à F1: Bob Anderson (com Vídeo)

Por Pedro Branco

Bob Anderson foi um dos pilotos que contou no seu currículo com a passagem quer pelo mundial de motociclismo que pelo mundial de F1. Este britânico começou a sua carreira nas duas rodas em 1953, aos comandos de uma Triumph Tiger, entrando nas corridas pontuáveis para o Mundial da modalidade em 1958, abandonando-a 2 anos depois de uma queda na África do Sul tê-lo deixado com limitações para a prática da modalidade, não chegando a ganhar nenhum GP, mas ainda fez 2 pódios, um no Isle of Man TT e o outro no GP da Suécia de 1959, na classe de 350 cm3.
 
À procura de um novo rumo desportivo, Anderson tenta os automóveis em 1961, iniciando-se na Fórmula Junior ao volante de um Lola da escola de pilotagem de Jim Russell, passando no ano seguinte para o Team Lotus, onde conseguiu alguns pódios no campeonato europeu.
 

 
Em 1963 sobe mais um degrau ao comprar um dos Lola Mk4 de F1 que pertenciam à Reg Parnell Racing, inscrevendo-o no GP da Grã-Bretanha pela DW Racing Entreprises que, basicamente, consistia nele próprio a assumir o papel de piloto, mecânico, chefe e RP, a sua esposa e mais um ou outro carola ocasional a levarem o bólide a bordo de uma VW “pão de forma”. Antes da esteia no Mundial de F1, alinhou numa série de provas extra-campeonato, sendo de destacar os excelentes resultados obtidos em circuitos italianos, com o maior relevo a ir para a sua vitória no GP de Roma em Vallelunga.
 
Alinhado sempre a título privado, e ainda com um breve regresso às motos para pilotar uma Yamaha, Bob Anderson viria a falecer devido aos graves ferimentos que sofreu quando testava o seu Brabham em Silverstone em 1967.

 

7-anderson-tt-assen-1960
1957-anderson-norton-manx-amllory-park-1
ando-rand-gp
bob-anderson-portrait-003
dutch
dutch-gp-1966
dutch-hailwood
silverstone-1
7-anderson-tt-assen-1960
1957-anderson-norton-manx-amllory-park-1
ando-rand-gp
bob-anderson-portrait-003
dutch
dutch-gp-1966
dutch-hailwood
silverstone-1
previous arrow
next arrow


TAGS: Bob Anderson Mundial de F1


PARTILHAR:

Deixe um comentário

Please Login to comment