Mercado • 24 Out 2013
Extraordinária colecção Harburg no leilão da RM Auctions em Paris
Este automóvel de corrida é o número 2 dos únicos dois carros construídos deste modelo construído por Lee Mui, famoso mecânico da McLaren e será levado a leilão pela Auctionara no próximo dia 29 de Outubro, em Günzburg, Alemanha, pelo valor estimado de 288 000 – 360 000 mil euros.
Depois de assistir a McLaren dominar a série Can-Am por quatro anos, em 1971, Lola e a sua equipa americana liderada por Carl Haas parecia ter tudo: um piloto Campeão do Mundo em Jackie Stewart, enormes dólares patrocinados pela marca de tabaco L&M e uma nova máquina: o T260. Mas os resultados foram decepcionantes, e a temporada terminou com a equipa de Haasâ à procura tanto de um novo piloto como de um novo patrocínio para fazer a sua entrada em 1972.
Frustrado pela aerodinâmica do T260, Lola concebeu o que seria um dos mais longos, largos e mais baixos carros a competir na série Can-Am. A forma lowprofile escorregadia do T310 foi em parte o resultado de informações obtidas por Ike Smith, mecânico da Haas, através de uma conversa casual com o piloto Jo Sliffert da Porsche.
Não é nenhuma surpresa então que o T310 com um “nariz em forma de colher” seja idêntico ao da Porsche contemporâneo, o 917 / 10K. Na verdade, o design básico provou ser tão eficaz que ainda é largamente utilizado hoje no desporto e em protótipos de carros de competição.
O Lola T310 é uma das máquinas mais rápidas e mais bizarras alguma vez criada para os campeonatos de ralli mais inovadores do mundo. É elegível para uma ampla gama de eventos motorizados pelo mundo e um candidato altamente competitivo em qualquer Vintage Can-Am.
Mais informações aqui.
Mercado • 24 Out 2013
Extraordinária colecção Harburg no leilão da RM Auctions em Paris
Mercado • 13 Nov 2013
Mercado • 15 Jan 2017