Eventos • 18 Nov 2013
Eventos • 08 Out 2016
Salão AutoClássico Porto inaugura e espera mais de 40.000 visitantes
O Salão AutoClássico Porto abriu hoje as suas portas nas instalações do recinto ferial da Exponor para receber a mais de 40.000 pessoas durante todo o fim de semana, naquela que é a maior feira de automóveis clássicos e de época da península ibérica.
Com um vasto programa de actividades, entre homenagens, concentrações, provas de competição como o Motorshow ou o Rally Targa Clube, e em especial um grande nível de qualidade dos veículos expostos, este Salão continua a ser uma referência para qualquer aficionado pelo mundo dos carros ou das motos clássicas, de época ou de colecção.
O evento ocupa 40.000 metros quadrados e divide-se em várias zonas:
Zona de Exposição
• Exposições de automóveis
• Exposições de clubes
• Estacionamento de automóveis clássicos (concentrações, etc…)
Zona Comercial
• Venda de automóveis e motociclos clássicos
• Automobilia (mercado de peças, acessórios, livros, documentação, etc.)
Zona Motorshow
• Circuito de corridas e paddock
O certame está aberto ao público em geral que queira desfrutar dos automóveis clássicos, de época e de colecção, ao preço de 10 euros por dia, com acesso tanto ao AutoClássico como ao Motorshow Porto.
O Salão está aberto ao público em geral que queira desfrutar dos automóveis clássicos, de época e de colecção, ao preço de 10 euros para um dia, com acesso tanto ao AutoClássico como ao Motorshow Porto.
A feira abrirá amanhã no domingo das 10h00 às 20 horas.
Os visitantes de hoje já realizaram os primeiros contactos comerciais na exposição, a qual que conta com uma grande área comercial com oferta de todo o tipo de carros, motos, peças, e acessórios. Assim, o público pode asistir aos treinos livres do Motorshow.
Espetáculo na exposição
O Salão do Porto destaca-se sempre pela grande variedade de atividades, homenagens e stands especiais da exposição, em muitos dos quais se exibem peças que normalmente o aficionado não consegue encontrar.
Para esta edição foram programadas várias homenagens graças ao 50º aniversário de vários carros, os quais foram comercializados em 1966.
Assim, o público já se concentrou em diversos stands, como o do Alfa Romeo Duetto, protagonista com a presença de várias unidades em exposição.
Outra estrela desta feira é o Fiat 124. Os aficionados portugueses e espanhóis desfrutam de alguns modelos em exposição como homenagem, em colaboração com Fiat Clássicos Clube de Portugal.
O stand de homenagem ao Toyota Corolla é igualmente um dos mais visitados do Salão AutoClássico Porto, uma vez que se trata do modelo mais vendido da história, com 42 millhões de unidades. Também estão expostas várias unidades que retratam a sua evolução.
O desportivo Honda S800 também se destaca, fazendo meio século desde o seu lançamento, pelo seu sedutor lado estético e porque a fábrica esteve 30 anos sem lançar un descapotável, tendo cessado a sua produção em 1970. O Clube Amigos dos Japoneses Antigos colaborou na exposição comemorativa de ambos os modelos.
Estas homenagens junto dos stands e as concentrações de clubes encheram de beleza o ambiente desta edição do Autoclássico Porto.
Um dos stands mais destacados neste sentido é o do BMW Auto Club de Portugal e BMW M Clube de Portugal, que se encarregaram das comemorações do Centenário da prestigiosa marca alemã e dos 50 anos do BMW Série 2 e dos 30 anos do BMW M3, um dos mais emblemáticos modelos desportivos.
Assim, um stand especial presta homenagem aos bávaros, com presença dos seus mais prestigiosos modelos. No domingo 9 realizar-se-á na feira uma concentração de BMW clássicos e a Concentração Ibérica dos Clubes M de Espanha e Portugal.
Além disso, o concessionário Ford MCoutinho Porto celebra o 40º aniversario de um dos modelos mais populares da marca inglesa: o Fiesta. Quatro décadas de evolução do modelo que é, há varios anos, o suporte da participação da Ford no Campeonato do Mundo de Rallys.
Outro espaço importante é o que se dedica à Vespa, uma marca de motocicletas que não necessita de apresentação tal é a sua notoriedade ao longo de varias gerações em todo o mundo e que chega agora aos 70 anos de história.
O Salão reservou um espaço para lhe render tributo por esta magnífica trajetória que a levou a fabricar mais de 18 milhões de motos. O Vespa Club de Gaia vai reunir diversas unidades representativas da história desta moto, que deve o seu nome à semelhança que o seu corpo central tem com a cintura de uma vespa.
Parking gratuito para os clássicos
A grande novidade da anterior edição vai-se manter para este certame, dado o notável acolhimento que teve entre os proprietários de veículos clássicos.
Reservou-se novamente um pavilhão para que todos os visitantes que se desloquem até o Salão no seu veículo clássico possam ali estacionar gratuitamente.
O pavilhão em concreto é o número 6, com cerca de 8.000 m2, o qual esta vigiado por pessoal de segurança e integrado no evento. Este parking funciona com o horário normal da feira e pode ser visitado pelo público.
O foco comercial do certame
A importância desta feira mede-se pelos cerca de 300 expositores que cada ano estão presentes com intuitos comerciais, dado que é essa a filosofia do certame. Todos aqueles que procuram um clássico, carro ou moto, têm interesse na exposição por causa dos veículos à venda, tanto pelos expositores profesionais como pelos propietários particulares.
Numerosos expositores participam na Automobilia, a grande zona comercial para venda dos mais diversos artigos que os proprietários de clássicos, carros e motos, precisam.
Aí podem encontrar todo o tipo de peças e acessórios, ferramentas e materiais específicos para os veículos. Os aficionados podem ainda encontrar roupa, recordações, artigos de marketing e prendas de todo o tipo relacionadas com as suas marcas preferidas, além de fotografias, livros, manuais e miniaturas para poderem completar as suas coleções.
Para além disso, outros expositores prestam serviços, como os dos clubes, seguros e serviços similares, gerando entre todos uma grande zona útil para os aficionados e coleccionadores.