Eventos • 15 Jul 2013
Eventos • 05 Out 2016
1º Passeio Queluz Clássicos- Base Naval de Lisboa
O Clube de Automóveis Antigos “Queluz Clássicos” levou a cabo no passado Domingo dia 2 de Outubro, aquele que foi o seu primeiro passeio. Tratou-se de uma visita à Base Naval de Lisboa e teve como principais objectivos a confraternização dos entusiastas dos automóveis clássicos e uma vertente cultural com o descobrir de uma base naval, o seu labor e dia-a-dia, designadamente com a visita ao Núcleo Museológico de Viaturas Antigas da Marinha (Direção de Transportes) e a vida a bordo de uma Fragata, no caso concreto a NRP Bartolomeu Dias que tivemos a oportunidade de visitar.
O encontro teve lugar como habitualmente no Palácio Nacional de Queluz de onde partimos em direcção à Base Naval de Lisboa. Foi com enorme agrado que recebemos não só alguns dos nossos amigos e associados como também registámos a presença de alguns participantes que pela primeira vez se juntaram a nós.
As viaturas em presença foram cerca de 25, de diversas marcas. A Renault foi a marca mais representada, e além dos já habituais R4 e R5, tivemos connosco um R15, um Caravelle de 1965, e o representante mais antigo deste fabricante o Renault Dauphine de 1961.
Tivemos igualmente o prazer de receber o Vedette Versailles de 1955, dois Triumph Herald, o 1200 Saloon e 13/60 de 1969, MgA 1600, Vauxall, Vw Carocha, BMW, Citroen DS, Datsun 120 A, Lancia Beta 1200, Fiat 600, Opel, duas gerações de Ford Fiesta (Mk3 e MK2) esta última foi a primeira versão do modelo a ser comercializada no nosso pais, e por fim e propositadamente deixo as duas máquinas mais potentes, um Corvette C 3 de 1978 e um Ferrari Maranello 550.
Depois da chegada a Base e após a primeira foto de grupo, seguimos em caravana até ao espaço onde estão expostos alguns exemplares clássicos certificados pelo CPAA e que já serviram a nossa Marinha de Guerra, nomeadamente um Chevrolet Ed Lordmaster de 1948, os Mercedes Benz 300 SL Automatic de 1961, 300 SEL 3.5 de 1967 e 230 Long Limusine de 1970, e uma VW T2 Early Bay Windows de 1969, entre outros. Nos pesados destacamos ainda Internacional Harvester Loadstar 1700 4×4 de 1976 e Magirus Deutz 178d 15 a Jupiper 6×6 de 1959 que serviram para combate a incêndios.
Seguimos depois para o edifício do Palácio onde tiramos juntamente com o Comandante da Direção de Transportes e demais comitiva uma foto de grupo no meio de um salutar convívio e boa disposição, à qual se seguiu o almoço que foi servido na Messe de Sargentos.
Após o repasto, e numa agradável tarde de outono a convidar ao passeio e num ambiente a lembrar os antigos filmes de guerra a preto e branco, visitamos a Fragata NRP Bartolomeu Dias, onde fomos acompanhados pelo Oficial de Dia o Capitão Capitulo Aleixo, que nos explicou detalhadamente e através de um pequeno documentário como é o dia-a-dia a bordo desta embarcação nos diversos cenários possíveis, desde guerras a buscas e salvamentos. Tivemos depois a oportunidade de caminharmos ao longo do navio e conhecer desde as peças de artilharia, ao modo como se faz a trasfega de combustível e outros materiais em alto mar e o ponto alto que foi a visita à ponte de comando com o visionamento de toda uma tecnologia necessária às missões levadas a cabo pela Marinha de Guerra Portuguesa.
Houve ainda tempo para uma visita ao Cristo Rei, esta facultativa, onde podemos admirar entre outros encantos, a antiga mas sempre Mui Nobre e Sempre Leal Cidade de Lisboa banhada pelo Tejo e o altaneiro Castelo de Sintra.
Por fim, salientar que quisemos organizar algo diferente com algum interesse cultural e atraente não só para os aficionados como para as famílias passarem uma agradável tarde de domingo. Assim, resta agradecer a todos os presentes neste I Passeio Queluz Clássicos 2016 – Base Naval de Lisboa, pela confraternização e boa disposição e particularmente à Marinha Portuguesa que nos recebeu e proporcionou um fantástico dia.
Texto: Julio Lopes e Rogério Basílio
Fotos: Rogério Basílio e Tomás Basílio