Mercado • 04 Abr 2013
Mercado • 01 Out 2016
Jaguar XK 120: antigo automóvel de Salvadori vai a leilão
A JD Classics leva a leilão este roadster com carroceria de aço fabricado a 28 de Novembro de 1950, que teve como distribuidor original o Walter E Sturgess, de Leicester, a 06 de Dezembro de 1950, tendo sido devidamente registado por HBC226. Foi um dos automóveis pilotado pelo notável Salvadori nas principais competições.
Apesar do primeiro proprietário do HBC226 permanece desconhecido, em Agosto de 1951 este automóvel foi conduzido regularmente em competições por Roy Salvadori, que estava de volta à acção depois de alguns meses após ter sofrido um grave acidente no Encontro Silverstone ‘Daily Express’ de Maio.
Salvadori, originalmente um vendedor de carros em segunda mão, desde jovem que ansiava por competir, no entanto as suas ambições sairam frustadas devido ao marcante início da Segunda Guerra Mundial. Com o fim das hostilidades, começou a correr em 1946, primeiramente com um MG e Brooklands Riley, antes de passar para o Alfa Romeo e o Bira’s Maserati 4CL.
A sua carreira foi progredindo até ao acidente no Silverstone, quase fatal depois de bater e sofrer uma fratura no crânio e de ter partido vários ossos. Apesar de ter ficado muito tempo internado, Salvadori estava ansioso para voltar para a competição e a falta de carro maiss viável levou-o a trocar o seu danificado’Nash e para o HBC226.
A sua primeira aparição no 120 foi em Boreham a 11 de Agosto, onde conseguiu alcançar dois pódios, ficando em 3º na National Unlimited Race e na William Lyons Trophy Race, atrás de Duncan Hamilton com o LXF731 e de Jim Swift com o OVT325.
Posteriormente, Salvadori superou estes resultados com 2º lugares em Castle Combe e novamente em Silverstone, em Maio de 1952. Voltou para Boreham um mês mais tarde onde alcançou ainda mais sucesso, terminando em segundo nas corridas National Unlimited, William Lyons Trophy e Handicap.
O sucesso de Salvadori a bordo do HBC226 não passou despercebido e em 1953 começou a dirigir para Connaught e conseguiu um segundo lugar na corrida de 1000 km de Nurburgring.
Foi, no entanto, com o Aston Martin que alcançou, talvez, a sua maior vitória na Le Mans de 1959 com o Carrol Shelby. Como Salvadori passou a competir ao mais alto nível desportivo, o HBC226 continuou a competir nos principais circuitos britâncios nas mãos de Peter Louro, outro notável piloto que alcançou um terceiro lugar na corrida de Silverstone em Setembro de 1952. Blond também alcançou grandes feitos com o C-thype, D-thype, HWM e Lister Jaguars no Goodwood no final da década de 50, tendo sido eleito para o BRDC em 1956.
Em 1955 o HBC226 tinha sido repintado de branco e estava a ser oferecido para venda pelo Performance Cars Ltd de Middlesex. A partir daí, esteve armazenado durante um período prolongado antes de ser adquirido pelo JD Classics em 2008, onde recebeu um profundo restauro para a especificação actual de competição FIA, com uma actualização completa de corrida JD Classics.
Desde aquela época que voltou a ser um sucesso e a alcançar fortes resultados em Donington, Brands Hatch e no Le Mans Classic em 2012, terminando assim bem classificado na Mille Miglia por duas vezes, em 2013 e 2014.
Mantido bem conservado ao longo dos anos independentemente do custo, este único e emblemático XK120 está a passar por uma reconstrução total pela JD Classics, em antecipação à próxima temporada competitiva de 2017.
Oferecendo um esquema de cores originais com grande valor, este automóvel representa a oportunidade única muito rara de possuir um carro genuíno do período de corrida crucial da época histórica da competição automobílistica.
Mais informações aqui