Mercado • 19 Dez 2012
Mercado • 20 Set 2016
Foskers leva a leilão invulgar clássico Ferrari Dino 308 GT4
A Foskers leva a leilão em Kent este precioso Ferrari Dino 308 GT4 de 1978 com a invulgar cor ‘verde pino metallizzato’. Sucessor do Ferrari Dino 246 GT da Pininfarina, e com um motor disposto na transversal, este modelo permitiu uma disposição 2 + 2 lugares.
O Ferrari Dino 308 GT4 é um automóvel maravilhoso para conduzir, com uma poderosa e flexível V8 de 3,0 litros e suspensão totalmente independente, o que permite um progresso rápido, confortável e relaxado.
A Ferrari foi um sucesso para a imprensa de automobilismo no momento, com a conclusão do teste de estrada na revista Motorsport de 1974: “Este deve ser o carro que todos os proprietário Dino 246GT têm estado à espera”. Na revista Autosport, John Bolster acrescentou: “É agradável de conduzir e digno de deter o nome do modelo mais famoso”.
Este Ferrari 308 GT4 em particular é um excelente exemplo, com o raro acabamento Verde Pino Metallizzato e com o interior de couro completo opcional com pele em tons de creme, bem como um novo sistema ar-condicionado e um pára-brisas traseiro.
O primeiro proprietário deste 308 GT4 foi o director de uma empresa de vestuário em Londres. Ele não pretendia um Ferrari vermelho, por isso escolheu esta soberba e invulgar tonalidade verde. Foi fornecido pela H.R. Owen e foi registado primeiramente a 26 de Janeiro de 1978.
Nos dois primeiros anos da sua propriedade, o carro esteve ao cuidado do próprio centro de serviço de Maranello Concessionaires. Quando foi vendido novamente em Junho de 1080, o segundo proprietário confiou os serviços a um especialista da marca altamente respeitado, sediado em Middlesex.
O terceiro proprietário adquiriu este belo Ferrari em Novembro de 1981, altura em que a quilometragem marcava cerca de 37000. Manteve o carro por quase dois anos, apreciando-o e conservando-o completamente, e adicionando-lhe algumas 13000 milhas no total.
Ao longo dos anos 80 e na década de 90, este automóvel ficou ao cuidado dos três especialistas da Ferrari mais conhecidos da época, mantendo-o em bom estado. O sexto proprietário veio a comprar o carro no final da década de 80 e apenas o vendou em 1997, com cerca de 80000 milhas.
Mais recentemente, o veículo foi completamente restaurado, incluindo uma reparação do bare-metal na cor original de fábrica, motor, caixa de velocidades e carburadores reconstruídos; renovadas as linhas de combustível e de freio, suspensão totalmente restaurada; sistema de escape em aço inoxidável melhorado, interior totalmente remodelado e vedações do corpo de borracha renovados por toda parte.
Como seria de esperar, todo este trabalho está documentado no vasto arquivo histórico, que também inclui as facturas que remontam ao ano de 1980. A pasta substancial também possui um registo completo de propriedade fornecido pelo DVLA.
A Foskers vendeu mais Ferrari 308 GT4s ao longo dos últimos dois anos do que qualquer outra leiloeira, e este carro é simplesmente um dos melhores que já visto. Poucos – ou nenhum – GT4s receberam um restauro tão extenso como este automóvel.
Para mais informações sobre este Ferrari Dino 308 GT4 para venda em Kent aqui