Panamera 4 E-Hybrid,  o novo modelo da Porsche

Modernos 11 Set 2016

Panamera 4 E-Hybrid, o novo modelo da Porsche

O Salão de Paris vai servir de palco para a revelação do quarto modelo da gama do novo Panamera: o Panamera 4 E-Hybrid com controlo da tração integral e uma autonomia em modo eléctrico de 50 quilómetros. Com 340 kW (462 CV) de potência, apresenta um consumo médio de 2,5 l/100 km no Novo Ciclo de Condução Europeu (NEDC) para veículos híbridos plug-in, a que correspondem 56 g/km de emissões de CO2.

 

O Panamera 4 E-Hybrid já está disponível para encomenda, com preços em Portugal que se iniciam nos 115.337,00 euros, com impostos incluídos.

 

P16_0395

Autonomia em modo elétrico para 50 quilómetros

 

Na Porsche, o termo “hybrid” não é apenas sinónimo de mobilidade sustentável, mas também de performance – um facto provado com a vitória do 919 Hybrid nas 24 Horas de Le Mans em 2015 e 2016. Esta filosofia define também o Panamera 4 EHybrid.

 

O novo Porsche híbrido plug-in arranca sempre em modo eléctrico e circula sem emitir gases de escape até uma autonomia de 50 quilómetros e até uma velocidade máxima de 140 km/h. No entanto, o Panamera também é um veículo desportivo entre as berlinas de luxo: este Porsche de tração integral alcança uma velocidade máxima de 278 km/h e disponibiliza um binário máximo de 700 Nm desde parado, sem hesitações. O híbrido desportivo de quarto portas quebra a barreira dos 100 km/h em apenas 4,6 segundos. O binário é distribuído pelas quatro rodas e as três câmaras da suspensão pneumática asseguram um equilíbrio exemplar entre o conforto e a dinâmica.

 

P16_0393

 

Nova estratégia híbrida com base no Porsche 918 Spyder

 

A performance superlativa não foi por acidente: o novo Panamera 4 E-Hybrid possui uma estratégia da função híbrida nunca antes vista neste segmento – com base no 918 Spyder. Com 652 kW (887 CV), o 918 Spyder é o mais rápido modelo de produção em série no Circuito Nürburgring Nordschleife. A volta em tempo recorde de 6m57s pode ser atribuída, em parte, à potência adicional fornecida pelos dois motores eléctricos.

 

Tal como no 918 Spyder, a potência do motor eléctrico do novo modelo Panamera – 100 kW (136 CV) e 400 Nm de binário – está disponível assim que o condutor toca no pedal do acelerador. No seu antecessor, era necessário pressionar o pedal até pelo menos 80 por cento para ser disponibilizada a potência elétrica adicional. Agora, o motor eléctrico e o motor a gasolina interagem em perfeita harmonia logo desde o início. Da mesma forma que acontece no 918 Spyder, o motor eléctrico está sempre disponível para oferecer potência suplementar. Este facto, em conjunto com as características do novo motor V6 biturbo de 2,9 litros (243 kW/330 CV/450 Nm), gera um impressionante arranque com ajuda do motor eléctrico e dos turbocompressores.

 

No Panamera 4 E-Hybrid, a energia eléctrica também é utilizada para aumentar a velocidade máxima do veículo. Na Porsche, este novo tipo de “E-Performance”– mais potência, maior prazer de condução, consumos mais baixos – é visto como o kit de potência do futuro.

 

Novo modelo híbrido e caixa PDK de oito velocidades mais rápida

 

Juntamente com o motor V6 a gasolina com desacoplamento automático, o motor eléctrico estreia a nova geração do módulo híbrido da Porsche. Em contraste com o sistema eletrohidráulico do seu antecessor, o desacoplamento do novo Panamera é actuado de forma electromecânica através de uma embraiagem de atuação eléctrica (ECA), o que resulta em tempos de resposta ainda mais rápidos. Tal como nos restantes modelos da segunda geração do Panamera, uma nova, extremamente rápida e eficiente caixa de velocidades PDK de oito relacções é utilizada para transmitir a potência às quatro rodas. Esta transmissão substitui a anterior caixa de oito velocidades com conversor de binário que equipava o seu antecessor.

 

P16_0786

 

O motor eléctrico fornece potência através das baterias de iõs de lítio arrefecidas por líquido. E mesmo tendo em conta que a potência que as baterias armazenam (integradas sob o piso do compartimento da bagageira) tenha subido dos 9.4 para os 14.1 kWh, o seu peso permaneceu o mesmo. As baterias de alta voltagem demoram apenas 5.8 horas até estarem totalmente carregadas através de uma ligação de 230-V, 10-A. Se o condutor optar por utilizar o opcional carregamento de 7.2 kW com ligação de 230-V, 32-A, em vez do carregamento de 3.6-kW de série do Panamera, as baterias carregam em apenas 3.6 horas. O processo de carregamento também pode ser iniciado utilizando o temporizador do Porsche Communication Management (PCM), ou da aplicação Porsche Car Connect (para smartphones e

Apple Watch). Além disso, o Panamera 4 E-Hybrid está equipado de série com o sistema de ar condicionado auxiliar para aquecer ou arrefecer o habitáculo enquanto carrega.

 

Porsche Advanced Cockpit com ecrãs específicos para o híbrido

 

Um dos destaques da segunda geração do Panamera é o ecrã totalmente novo, com um conceito de visualização e controlo recém-criados na forma de Porsche Advanced Cockpit com painéis sensíveis ao toque configuráveis individualmente. Dois ecrãs de sete polegadas, um de cada lado do conta-rotações analógico, formam o cockpit interactivo e, em contraste com as restantes novas versões, o Panamera 4 E-Hybrid contempla um medidor de energia adaptado para a funcionalidade híbrida.

 

O princípio de operação intuitiva do display específico do híbrido é similar ao que é utilizado no superdesportivo Porsche 918 Spyder. O medidor de potência fornece informações tais como a quantidade de energia eléctrica que está a ser utilizada bem como a que é obtida através da recuperação de energia.

 

Um ecrã de 12.3 polegadas, sensível ao toque, funciona como central de comandos do sistema PCM. O condutor pode aceder a diversos itens específicos com informações sobre o sistema híbrido, tanto neste ecrã como no ecrã existente no painel de instrumentos. O assistente de potência e o assistente do sistema híbrido são igualmente práticos e muito informativos. O ecrã do assistente de energia mostra a quantidade de energia disponível para disponibilizar potência suplementar, enquanto o assistente do sistema híbrido fornece vários sinais para regular a condução em modo eléctrico.

 

Máxima eficiência em modo “Hybrid Auto”

 

O Pacote Sport Chrono, que inclui o computador de modos integrado no volante, faz parte do equipamento de série do Panamera 4 E-Hybrid. Este computador e o Porsche Communication Management são utilizados para ativar os vários modos de condução disponíveis. Nesta opção de modos estão incluídos os já familiares “Sport” e “Sport Plus”, que os restantes modelos Panamera já possuem quando estão equipados com o Pacote Sport Chrono. Os modos específicos desta versão híbrida são o “E-Power”, “Hybrid Auto”, “E-Hold” e “E-Charge”.

 

O Panamera 4 E-Hybrid arranca sempre no modo elétrico “E-Power”. O modo “Hybrid Auto” surge de um desenvolvimento totalmente novo. Quando este modo é seleccionado, o Panamera altera e combina automaticamente as fontes de alimentação para obter a máxima eficiência. O modo “E-Hold” permite que o condutor conserve de forma consciente o actual estado de carga da bateria para poder utilizar o modo eléctrico e conduzir com “zero emissões” numa zona que lhe seja mais favorável, como por exemplo no local de destino. No modo “E-Charge”, a bateria é carregada pelo motor V6; para conseguir este feito, o motor a gasolina gera mais potência do que aquela que é realmente necessária na condução.

 

O nível mais elevado de performance dinâmica é alcançado nos modos “Sport” e “Sport Plus”. O motor V6 biturbo permanece sempre ativo nestes modos. No modo “Sport”, a carga da bateria é mantida sempre, pelo menos, a um nível mínimo de capacidade de forma a assegurar que existe energia suficiente de reserva quando tal for requisitado. O modo “Sport Plus” está totalmente afinado para a máxima performance e permite ao Panamera alcançar a velocidade máxima de 278 km/h. Este modo também recarrega as baterias o mais rapidamente possível com a ajuda do

motor V6 biturbo a gasolina.

 

O Panamera 4 E-Hybrid está agora disponível para encomenda na Europa

 

Em Portugal, o Panamera 4 E-Hybrid, já disponível para encomenda, começa nos 115.337,00 euros com impostos incluídos à data desta notícia. As primeiras unidades para a Europa serão entregues em meados de Abril de 2017. O híbrido plug-in é o quarto elemento da família do novo Porsche Panamera a ser apresentado; todos possuem tração integral. Actualmente, a oferta da gama abrange o Panamera Turbo (404 kW/550 CV), o Panamera 4S (324 kW/440 CV), o Panamera 4S Diesel (310 kW/422 CV) e o Panamera 4 E-Hybrid (340 kW/462 CV). Estes quatro modelos representam a fusão de um veículo desportivo com uma berlina de luxo, originando um conceito de Gran Turismo que oferece uma combinação única de dinâmica e conforto.

Siga-nos nas Redes Sociais

FacebookInstagramYoutube