Clássicos • 10 Jul 2014
Clássicos • 28 Jul 2016
Encontro Nacional do Mercedes-Benz Club Portugal teve as paisagens do Douro como pano de fundo
Foi no passado fim de semana de 2 e 3 de Julho, que o Mercedes Benz Club Portugal (MBCP) realizou o seu Encontro Nacional. Após ter celebrado 10 dez anos como clube oficial da marca Mercedes-Benz em Portugal, em 2015, o MBCP organizou agora um Encontro notável, que deixou todos os participantes extremamente satisfeitos. As fantásticas paisagens do Douro vinhateiro acolheram este evento, que teve passagem por Vila Real, Peso da Régua e Pinhão.
Sábado, 2 de Julho
Tratando-se de um evento nacional, uma caravana de participantes partiu, respectivamente, de Lisboa e Porto, com ponto de encontro na vila da Bodiosa, Viseu, onde se realizaria o almoço no dia de Sábado, no restaurante Palmeiras. O almoço fica marcado pela excelente gastronomia e salutar convívio entre os participantes.
Após o almoço, e com todos os participantes já reunidos, o encontro prosseguiu com a visita à oficina de restauros de automóveis clássicos Roda Clássica, na localidade de Mundão. Esta visita fez a delícia de todos os apaixonados por carros clássicos, além de confirmar o porquê do reconhecimento internacional da qualidade dos restauros de automóveis clássicos em Portugal.
O ponto seguinte do encontro seria na cidade de Peso da Régua. Foram mais de 100 Kms até à mesma, sempre ladeados pelas paisagens fantásticas dos vales do rio Douro, algo que nem o extremo calor que se fazia sentir tirou brilho. Em Peso da Régua, a aguardar a caravana de participantes, estava uma prova de vinhos nas Caves Vale do Ródo. Peso da Régua fica bem no centro da região demarcada do Douro vinhateiro, pelo que uma introdução ao tema era essencial numa visita a esta região.
O final do primeiro dia do encontro nacional MBCP seria na cidade de Vila Real. Novo passeio com o Douro como companhia até ao hotel Mira-Corgo, local onde todos os participantes jantariam e pernoitariam. O jantar é sempre mais uma oportunidade para um excelente convívio entre os participantes, sendo a excelente gastronomia o acompanhamento ideal. O serão foi animado e a convivência entre todos foi exemplar e marcante.
Domingo, 3 de Julho:
Após noite repousante e um pequeno-almoço fortalecedor, os participantes no encontro estavam ansiosos pelas actividades do 2º dia.
Com saída de Vila Real, o dia iniciou-se com a visita à Fundação Casa de Mateus. Além da espectacular envolvência e arquictetura do espaço, fica também presente o trabalho em prol da cultura realizado por aquela fundação.
Um dos pontos de interesse do encontro nacional MBCP era a viagem entre as cidades de Vila Real e Peso da Régua, percurso que se iria realizar pela Estrada Nacional 222, considerada pelos especialistas como a melhor estrada do mundo para conduzir. Rodeados por vales em cujas encostas as vinhas estavam rigorosamente dispostas e cuidadas, os participantes encontraram paisagens apaixonantes, tendo sempre o rio Douro como companhia omnipresente.
O percurso até Peso da RéguaVila Real envolvia a paragem na lindíssima localidade de Pinhão, onde o rio Douro beija as margens daquela. Aqui seguiu-se a visita à Quinta das Carvalhas. Trata-se de uma quinta produtora de vinhos do Douro de grande qualidade, tendo havido a oportunidade dos participantes provarem os mesmos.
A Quinta das Carvalhas dispõe, igualmente, de uma enorme área própria de cultivo de vinhas. Foi possível à caravana de participantes subir, nos seus carros particulares, até ao ponto mais alto da Quinta das Carvalhas, de onde se obtiveram as melhores vistas sobre os vales do Douro vinhateiro. O calor era extremo, omnipresente, mas a vista absolutamente fabulosa tudo fez esquecer e relativizar.
Completamente inebriados por tais paisagens, a caravana fez o restante percurso entre Pinhão e a cidade de Peso da RéguaVila Real em ritmo calmo. Peso da RéguaVila Real seria o último destino do encontro nacional MBCP. O último ponto de convívio entre todos os participantes seria o almoço, tendo sido o restaurante Varanda da Régua o escolhido.
A gastronomia e o excelente convívio entre todos foi, mais uma vez, a regra, mas desta vez houve ainda a companhia de uma vista sobre a cidade de Peso da RéguaVila Real e o rio Douro que ninguém jamais esquecerá.
Após almoço, foi altura dos participantes seguirem para as suas respectivas moradas. Todos, sem excepção, ficaram totalmente satisfeitos com o encontro nacional do MBCP. Foi um encontro marcante, repleto de pontos de interesse, de amizade, de convívio e de beleza natural. Tratou-se de uma organização magnifica da direcção do Mercedes-Benz Club Portugal, que dignificou de forma soberba a marca Mercedes-Benz, que tanto é amada pelos sócios deste clube.