Apresentação das novas obras de José Barros Rodrigues sábado na livraria Ascari

LifeStyle Uncategorized 12 Jul 2016

Apresentação das novas obras de José Barros Rodrigues sábado na livraria Ascari

Na manhã de Sábado, dia de 16 de Julho, das 11h às 13h há encontro marcado na Ascari para um café literário com apresentação das últimas duas obras do Eng. José Barros Rodrigues, autor de outros conhecidos livros como “Alba – Uma Marca Portuguesa”, “FAP – Os automóveis de Fernando Palhinhas”, “Manoel Oliveira – O Piloto de Automóveis”, entre outras.

 

Desta forma, o autor realiza uma sessão de autógrafos e presenteará todos os presentes com uma excelente contextualização histórica do tema e partilhas de experiências.

 

Este encontro que vai reunir muitos entusiastas do mundo motorizado é aberto ao público em geral.

 

Sobre os Livros

 

“José Abreu Valente e o Porsche 356: a Dupla de Sucesso”– Um livro sobre a carreira de Abreu Valente num Porsche 356.

 

A carreira de José Abreu Valente, que teve tanto de virtuosa como de vitoriosa, tornaram-no num dos nomes mais importantes do automobilismo desportivo português da década de 1950. Ao volante do inconfundível 356 celebrou inúmeras vitórias absolutas em Ralis, que eram a sua especialidade. Esta aventura no 356 – que curiosamente começou e acabou em provas de velocidade, constituindo a prova de estreia o circuito do Monsanto e a corrida final o Gran Premio Nacional de España, disputado no inenarrável circuito de Barajas – está agora resumida num livro onde toda essa prodigiosa aventura é retratada com o pormenor possível, com dezenas de fotos da época.

 

Mais informações aqui.

 

“Os Estaleiros H. Parry & Son e o fracasso da indústria automóvel portuguesa” (1896-1901)

 

Este livro pretende estudar, com os dados actualmente conhecidos, a abordagem dos estaleiros H. Parry & Son à criação de uma indústria automóvel em Portugal, no princípio do século XX, aproveitando-se esse facto para divulgar o que foram as quatro experiências anteriores nesse domínio, todas elas definidas ainda no século XIX.

 

O primeiro candidato foi a Humber Portugal, uma empresa de direito nacional, formada com capitais britânicos, criada em 1896 e que nesse mesmo ano solicitou junto das autoridades portuguesas uma patente de indústria para a produção de veículos com e sem motor. Em 1899, recensearam-se três novas experiências, uma no Porto e duas em Lisboa. Na cidade invicta, o mérito dessa tentativa pertenceu aos Estabelecimentos João Garrido e ao talento do seu mecânico, Benedito Ferreirinha. Em Lisboa, alguns protótipos foram construídos pela empresa de Alfredo de Brito e também pela poderosa Empresa Industrial Portuguesa do Conde de Burnay. A experiência de Alfredo de Brito acabou por interessar os estaleiros H. Parry & Son que, em 1901, terão construído seis veículos para testes. Uma história inimaginável documentada num pequeno conjunto de testemunhos e relatos diversos coligidos neste livro.

 

Mais informações aqui.

Classificados

Siga-nos nas Redes Sociais

FacebookInstagramYoutube