Clássicos • 01 Ago 2013
Clássicos • 07 Jul 2016
Romi-Isetta comemora 60 anos de história
Criado há 60 anos, o Isetta foi um dos microcarros produzido nos anos posteriores à Segunda Guerra Mundial. Embora o desenho seja proveniente de Itália, construíram-se noutros países como Espanha, Bélgica, França, Brasil, Alemanha e Reino Unido.
Em 9 de abril de 1953 a empresa italiana Iso Automotoveicoli, fabricante de motocicletas e triciclos comerciais, apresentou no salão de Turim um projecto iniciado em 1952 denominado Isetta, que consistia num veículo de baixo custo, voltado para a realidade da economia do pós-guerra italiano.
Projectado pelo engenheiro aeronáutico Ermenegildo Preti e o seu colaborador Pierluigi Raggi, possuía características peculiares, como porta frontal para facilitar o acesso ao interior do veículo, pequenas dimensões, boa dirigibilidade e performance suficiente para a época (máxima de 85 km/h) com um consumo de até 25 km com apenas um litro de gasolina.
O Romi-Isetta era também dono de características de estabilidade e comportamento realmente notáveis, o que o levou a competições desportivas, como a prova italiana Mille Miglia, onde teve um desempenho invejável.