Renault 4 partiram à descoberta do Grande Lago

Eventos 20 Jun 2016

Renault 4 partiram à descoberta do Grande Lago

Dia 11 de Junho cerca de 20 viaturas, e mais de 40 pessoas, reuniram-se pelas 9h na Praça da Liberdade, Reguengos de Monsaraz, para dar início à “AventuR4 à descoberta do Grande Lago”, “Por margens do gR4nde rio do Sul”, mais uma etapa da temporada de 2016 dos “Eat-inerários Slow” pelo Alentejo, numa parceria com o Slow Food Alentejo.

 

Estacionada a caravana nesta central praça, defronte dos Paços do Concelho, iniciou-se esta jornada por margens do Guadiana com a recepção oficial aos convivas, que incluiu as boas-vindas proferidas pelo vice-presidente da autarquia reguenguense e a entrega de algumas recordações.

 

Após algumas fotografias de grupo, a comitiva dirigiu-se para a margem esquerda do Guadiana, para a Adega Cooperativa de Granja e Amareleja, onde foi proporcionada uma visita guiada às suas instalações (adega, lagar e antigo lagar) e a prova de alguns vinhos, que incluiu a degustação da pouco conhecida casta Moreto.

 

Seguidamente, a caravana atravessou a Granja e dirigiu-se para a nova aldeia da Luz, para uma visita ao Canteiro da Luz, que deu a conhecer este interessante projecto de produção de ervas aromáticas e a saborear algumas saudáveis infusões.

 

Com a hora de almoço a aproximar-se vertiginosamente, as viaturas atravessaram os centros da Luz e de Mourão e regressaram à margem direita do Guadiana, para um descontraído repasto de peixe de rio, em Santo António do Baldio. De volta à estrada, a caravana dirigiu-se ao Centro Náutico de Monsaraz para um calmo passeio de barco, para digestão do almoço e preparação para o resto da tarde.

 

Seguiu-se a subida à sempre deslumbrante Monsaraz, para uma alargada prova comentada de vinhos proporcionada pela Adega da Ervideira, que incluiu, entre outros, o recentemente lançado “vinho da água”, e uma breve visita a alguns dos inúmeros pontos de interesse desta vila.

 

Com a tarde bem avançada e duas breves paragens para dois dedos de conversa sobre o Cromeleque do Xerez e a Rocha dos Namorados, as viaturas tomaram a direcção de Reguengos de Monsaraz, onde foi proporcionada uma visita guiada ao Sharish Gin e a prova de algumas duas suas sápidas produções… tendo o dia terminado, para alguns, com um petisco e uma incursão pelas animadas Festas de Santo António.

 

A organização agradece à Câmara Municipal de Reguengos de Monsaraz, à Adega Cooperativa de Granja e Amareleja, ao Canteiro da Luz, à Alqueva Cruzeiros, à Adega da Ervideira, ao Sharish Gin, à DAC – Publicidade e à direcção do 4.Clube.Portugal, pelo apoio prestado, e aos convivas, pelo descontraído ambiente proporcionado a este passeio à descoberta do grande rio do Sul… de celebração da água e de outros líquidos.

 

Texto: Victor Lamberto

Imagens: L. Coelho P. Bombaça & V. Lamberto

Siga-nos nas Redes Sociais

FacebookInstagramYoutube