Land Rover Discovery Sport reboca comboio de cem toneladas (com Vídeo)

Modernos 18 Jun 2016

Land Rover Discovery Sport reboca comboio de cem toneladas (com Vídeo)

A Land Rover chamou mais uma vez a atenção das pessoas ao colocar o seu modelo Discovery Sport SUV a rebocar três carruagens de um comboio com mais de 100 toneladas, uma proeza bem demonstrativa da sua capacidade de reboque.

 

A viagem com cerca de 10 kms ao longo da região de Rhine, no norte da Suíça, levou ao extremo a capacidade de reboque do Discovery Sport. Apesar deste modelo ter uma capacidade máxima de reboque de 2.500 kg (2.5 toneladas), foi capaz de rebocar 58 vezes o seu peso, auxiliado pelo seu motor Jaguar Land Rover 180 CV Ingenium diesel com um binário de 430 Nm.

 

Além do mais, o Discovery Sport tirou partido das tecnologias de reboque e tração da marca, como o Terrain Response, Tow Assist, Tow Hitch Assist e All Terrain Progress Control – um sistema semiautónomo de condução que controla automaticamente o motor e a travagem.

 

Esta proeza foi concebida pelos engenheiros da Land Rover para demonstrar a força e a capacidade de reboque do Discovery Sport, à semelhança de um feito semelhante que teve lugar em 1989, aquando do lançamento do seu antecessor Discovery I.

 

Segundo Karl Richards, Lead Engineer for Stability Control Systems da Jaguar Land Rover: “A capacidade de reboque está presente no ADN da Land Rover, e o Discovery Sport não é exceção. Ao longo dos anos, introduzimos novas tecnologias para facilitar e aumentar a capacidade de reboque. Durante a minha carreira profissional já percorri os locais mais inóspitos do mundo para testar as capacidades dos veículos da Land Rover, no entanto, este é o teste mais radical que já efetuei”.

 

A unidade de tração do veículo não foi alterada; a única alteração foi levada a cabo nas rodas do veículo de modo a poder circular sobre os carris, proeza levada a cabo pelos técnicos da Aquarius Railroad Technologies, com a finalidade de estabilizar o veículo. Como sucedeu no evento de 1989, o Discovery Sport completou a proeza sem recorrer às mudanças mais baixas, utilizando apenas a caixa automática de 9 velocidades e a tecnologia Terrain Response para conseguir a tração necessária.

 

Durante esta façanha, o sistema All Terrain Progress Control (ATPC) foi igualmente utilizado com um simples premir de botão, para maximizar a tração e regular a velocidade de reboque. Funcionando como uma espécie de ‘low-speed cruise control’, o ATPC permite que o condutor esteja concentrado no percurso a percorrer, neste caso nos carris.

 

O teste de reboque foi levado a cabo num percurso de 10 km em Rhein, na Suíça, passando sobre o rio Rin, na espetacular ponte de Hemishofen: um monstro histórico de aço com 285 metros de comprimento e 26 metros de altura.

 

A Land Rover possui um vasto histórico de transformações rodoviárias, desde a época das Serie II y IIA, até aos modelos Defender que foram modificados para circular sobre carris para levar a cabo tarefas de manutenção, e o notável lançamento do Discovery I em 1989. Este último testemunhou como um Discovery transformado rebocou vários vagões em Plymouth para demonstrar a capacidade do novo motor diesel 200Tdi.

 

Os especialistas britânicos responsáveis pelas transformações todo-o-terreno da Aquarius Railroad Technologies equipararam o Discovery Sport com duas rodas de comboio.

 

Como refere James Platt, Managing Director: “Que um veículo deste tamanho seja capaz de rebocar mais de 100 toneladas é a prova dada da capacidade de reboque e da engenharia de topo. Não foram necessárias alterações na transmissão e o Discovery Sport conseguiu obter mais tração do que o Defender carril-estrada, o que é verdadeiramente notável.”

 

 

Discovery Sport da Land Rover

O Discovery Sport é o primeiro membro da família Discovery da Land Rover e foi premiado com a classificação de 5 estrelas Euro NCAP no seu lançamento. Desde que começou a ser comercializado em 2014, o Discovery Sport já vendeu mais de 123.300 unidades a clientes particulares, sendo um êxito de vendas para a Land Rover. Só no passado mês de Maio, a marca vendeu 10.075 unidades.

 

Capacidade todo-o-terreno

A capacidade todo-o-terreno do Discovery Sport foi reforçada com a introdução do sistema All Terrain Progress Control (ATPC), que permite que os condutores possam determinar e manter uma velocidade constante em percursos todo-o-terreno.

 

Desenvolvido pelos especialistas 4×4 da Land Rover, líderes do sector, o ATPC funciona de modo idêntico a um sistema de controlo de velocidade de cruzeiro e pode ser utilizado entre os 2 km/h e os 30 km/h. O ATPC também inclui uma função exclusiva, a opção Launch, que permite que o veículo arranque facilmente, mesmo em superfícies complicadas com baixa tração como é o caso do gelo, neve ou erva molhada.

 

Motores eficientes

O motor diesel Ingenium da Jaguar Land Rover de 2.0 litros faz com que o Discovery Sport seja um dos SUV compactos Premium mais eficazes do mundo.

 

O diesel UE6-compatível está disponível com dois níveis de potência: 150 CV e 180 CV, proporcionando una poupança de combustível de até 57,7 mpg (4,9 litros/100 km), com emissões de CO2 de 129 g/km. O potente motor, de 180 CV, oferece uma velocidade máxima de 188 km/h e pode acelerar dos 0 aos 100 km/h em apenas 8,9 segundos.

 

Todos os modelos que possuam caixa de velocidades automática de nove velocidades estão equipados com patilhas no volante, o que permite que o condutor possa selecionar mais facilmente as mudanças de modo a melhor poder controlar uma situação de reboque, durante a condução em terrenos mais complicados ou mais dinâmica em estrada.

 

O SUV compacto Premium Discovery Sport está à venda em mais de 170 países e é fabricado na galardoada fábrica da Jaguar Land Rover de Halewood, no Reino Unido.

Classificados

Siga-nos nas Redes Sociais

FacebookInstagramYoutube