Competição • 31 Mar 2015
Competição • 25 Mai 2016
Julian Thomas e Calum Lockie vencem Jaguar Classic Challenge em Silverstone
A dupla de Julian Thomas e Calum Lockie alcançou a sua segunda vitória consecutiva na competição Jaguar Classic Challenge por uns meros dois décimos de segundo, no International Trophy em Silverstone, durante o fim-de-semana.
Depois da sessão de classificação matutina, Thomas e Lockie estavam em vantagem antes da corrida da tarde e posicionaram o seu Jaguar E-type de baixa resistência na pole position, a segunda da época de 2016.
Tal como na última ronda em Donington, o mau tempo acrescentou uma dose suplementar de complexidade à corrida. Com a luz verde, Lockie avançou para a frente, seguido de perto por Robert Dickinson, Martin Stretton e John Pearson. A liderança mudou de mãos em diversas ocasiões durante esta primeira fase, antes da paragem obrigatória de um minuto nas boxes para mudar de piloto.
Passados 20 minutos após Lockie ter trocado com Thomas, a dupla conseguiu manter a vantagem na dianteira e marcou o andamento com os outros pilotos da linha da frente como Martin Stretton e John Pearson. Com as reviravoltas na liderança e à entrada para a volta derradeira, qualquer um podia vencer esta corrida num circuito de Silverstone muito escorregadio.
Ao chegar à curva Luffield, Thomas tinha caído para 3.º, mas atacou os da frente e lançou-se pelo interior de Stretton e Pearson com uma demonstração espetacular da sua perícia condutora. Na saída da curva, Thomas manteve a aceleração e bateu Stretton por uns meros 0,265 s, conquistando assim a segunda vitória consecutiva.
Depois da corrida, Julian Thomas disse: “É absolutamente fantástico vencer em Silverstone e foi divertido competir taco a taco com os meus adversários. Ninguém cedeu um milímetro desde o início e o Calum [Lockie] e eu tivemos de lutar arduamente, em particular porque estávamos em 3.º a apenas três curvas da meta. Foi, sem dúvida, uma das corridas mais emocionantes em que participei.”
Marc Gordon no seu XK150 alcançou a sua segunda vitória por classe consecutiva, seguido por Paul Kennelly num XK150S e pelo casal Chris e Claire Keith-Lucas no respetivo XK150, que assim rematou o pódio na Classe A.
Infelizmente, os dois Mk1 na Classe B não terminaram a corrida, pois a combinação de problemas mecânicos e de pista escorregadia limitou a atuação dos participantes. Por outro lado, a vitória na Classe C foi para Gary Pearson no seu Jaguar D-type, que também terminou em 4.º entre os E-type na frente do pelotão. Benjamin Eastick, também num D-type foi o 2.º classificado na classe.
John Burton cruzou a linha da meta em 1.º na Classe D no seu E-type, enquanto John Harper e Michael Quinn terminaram em 2.º e 3.º, respetivamente. Julian Thomas recebeu a distinção de Piloto do Dia pelo heroísmo das suas últimas voltas.
A próxima ronda do Jaguar Classic Challenge será disputada no continente europeu de 8 a 10 de julho na mundialmente famosa prova Le Mans Classic. Aqui a Jaguar prevê uma das maiores grelhas de Jaguares anteriores a 1966 de sempre, com o prazo de inscrição a esgotar-se rapidamente quando restam apenas algumas vagas. Os pilotos que queiram entrar no Jaguar Classic Challenge podem visitar http://www.hscc.org.uk/jaguar-classic-challenge e consultar o regulamento e os detalhes da participação.