LifeStyle • 29 Jun 2014
LifeStyle • 11 Mai 2016
Apanhe boleia da Volkswagen durante a Noite Europeia dos Museus
No âmbito da Noite Europeia dos Museus, que este ano decorrerá no dia 21 de Maio, a Direção Geral do Património Cultural (DGPC) em parceria com a Volkswagen Veículos Comerciais criou duas rotas para poder transportar os visitantes entre aos 11 museus que nesse dia ficarão abertos até mais tarde.
A iniciativa, intitulada “Museus em Movimento”, tem como objectivo desafiar os portugueses a saírem de casa para conhecerem alguns dos melhores museus da cidade de Lisboa, em horários nos quais normalmente não têm oportunidade de o fazer. A criação de duas rotas distintas visa ainda proporcionar a visita a mais museus e participar nas actividades programadas.
Uma frota de Volkswagen Transporter estará, gratuitamente, à disposição de todas as pessoas interessadas em aderir à iniciativa Noite Europeia dos Museus. Ambas as rotas partirão do Marquês de Pombal, em Lisboa, a cada 15 minutos, a partir das 18h, seguindo depois caminhos distintos. A iniciativa terminará às 23h.
*Rota 1: Museu do Chiado – Museu Nacional de Arte Antiga – Museu do
Azulejo – Museu do Traje – Museu do Teatro – Museu da Música
*Rota 2: Museu do Chiado – Museu Nacional de Arte Antiga – Palácio Nacional
da Ajuda – Museus dos Coches – Museu de Arqueologia – Museu de Etnologia
Noite Europeia dos Museus
Criada em 2005 pelo Ministério Francês da Cultura e da Comunicação, esta iniciativa visa abrir as portas de alguns museus dos países aderentes em horários nos quais normalmente se encontram encerrados. Para além das coleções habituais, os museus organizam ainda programações especiais para esta noite.
Dia Internacional dos Museus 2016
O dia Internacional dos Museus criado em 1977 pelo ICOM – Conselho Internacional de Museus, e celebrado anualmente desde então, visa promover uma reflexão sobre o papel dos Museus nas sociedades nas quais se
encontram. Este ano o tema lançado será “Museus e Paisagens Culturais” com o objectivo de procurar promover a ideia do museu enquanto um polo importante na proteção ativa da paisagem cultural.