Eventos • 07 Fev 2013
Eventos • 10 Mai 2016
2º Encontro Datsun Z Portugal juntou 28 exemplares
Apesar da chuva persistente que começou a cair a meio da manhã e que perturbou a visita a locais de grande beleza no percurso até Buarcos, o 2º Encontro Datsun Z Portugal desenrolou-se com grande participação e bom ambiente, proporcionado pelos 28 Datsun 240/260 Z que se apresentaram em Soure para o início o encontro, vindos do Porto, Lisboa, Guarda e até do Algarve.
O primeiro fim-de-semana de Maio apresentava-se, contra todas as expectativas, chuvoso e ventoso, mas nenhum dos inscritos faltou à chamada. A Câmara Municipal de Soure tinha preparado uma recepção excelente e o seu vice-presidente fez as honras à casa apresentando o concelho e as suas potencialidades turísticas e gastronómicas. Depois, a caravana seguiu a caminho de Quiaios, local do reagrupamento, antes de se entrar na Serra da Boa Viagem com destino a Buarcos, na Figueira da Foz .
A chuva por essa altura já tinha começado a cair com alguma intensidade e a partir daí não largaria os participantes até final. Apesar das condições adversas ainda deu para admirar a paisagem da costa atlântica vista do miradouro da Serra da Boa Viagem e descer pelo Cabo Mondego até Buarcos, local do fim do percurso comum.
Aí um grupo de notáveis esperava pela caravana e iriam associar-se a umas boas horas de conversa à roda dos ralis nacionais dos anos 70/80 e dos Z, que todos tinham conduzido pelas florestas do nosso país . A presença de Giovanni Salvi, Pedro Cortês, Mário Silva, António Onofre, Parda Leitão e Hélder Valente foi uma (já esperada) surpresa, mas todos os participantes tiveram oportunidade de confraternizar com este grupo de pilotos ainda bem conhecido do público nacional.
Entretanto a Caetano Power, que se associou ao evento, já tinha anunciado a próxima abertura do primeiro Nissan High Performance Center em Lisboa no mês de Maio e os presentes já tinham apreciado a qualidade de construção e a beleza do 370 Z Nismo, um dos modelos que o novo “Nismo Store” irá ter em exposição.
Enquanto isto, os 28 Z apanhavam o ar do mar junto ao paredão de Buarcos, bem guardados pelas condições proporcionadas pela Câmara Municipal da Figueira da Foz e pelo Clube de Automóveis Antigos da Figueira da Foz, que colaboraram na organização do evento.
A tarde já ia longa quando os motores dos Z recomeçaram a trabalhar, nalguns casos à espera de 300 km para regressar a casa. Ficava um dia bem passado, cheio de boa conversa e bons quilómetros em carros que apesar de mais de 40 anos continuam bem vivos e a proporcionar excelentes momentos de condução e prazer.