LifeStyle • 02 Jun 2014
LifeStyle • 01 Mai 2016
A história da Abarth contada na primeira pessoa
“Abarth Memories – The Protagonists of the Myth” é o mais recente livro dedicado à famosa marca com o símbolo do Escorpião.
Escrito pelo jornalista Luca Gastaldi com a colaboração de Sergio Seccatore (o engenheiro que trabalhou na marca durante os anos 60), esta obra não aborda as questões técnicas e sequência dos muitos automóveis projectados e construídos na fábrica fundada em Tourim em 1949 e gerida por Carlo Abartn entre 1949 e 1971, nem contempla uma lista interminável de vitórias em mais de vinte anos de actividade desportiva.
O que o leitor encontrará ao longo das suas 240 páginas é a história de uma grande empresa contada directamente pelos protagonistas. Encontrará o retrato de Carlo Abarth – o homem, o empresário, e o seu caráter versátil – narrado por aqueles que trabalharam lado a lado consigo.
Este livro abarca histórias contadas pelos empregados, colaboradores e pilotos: homens e mulheres que viveram o mito da Abarth pessoalmente. Na verdade, eles fizeram mais do que isso, contribuíram de forma significativa para o desenvolvimento do que será sempre conhecido como a fábrica da velocidade.
Assim, “Abarth Memories – The Protagonists of the Myth” é uma fascinante viagem pelas memórias, estando as histórias das experiências pessoais entrelaçadas com fotografias inéditas, no total 296. Os protagonistas são subdivididos de acordo com as suas funções na empresa: os técnicos, os pilotos, co-pilotos, mecânicos, os trabalhadores da sala de ensaios,etc.
No início da obra encontramos as recordações – definidas como “retrospectiva” – de Lorenzo Avidano (braço direito de Carlo Abarth por mais de vinte anos) e da genial austríaca Anneliese Abarth, a sua terceira esposa.
Esta obra, escrita em inglês e italiano, encontra-se disponível através da livraria Ascari.