Competição • 08 Dez 2013
Competição • 28 Abr 2016
Contagem decrescente para o Ria Classics
Máxima de 24º e mínima de 14º. Não garantimos que seja assim, mas é essa a actual previsão do tempo para o distrito de Aveiro no fim-de-semana do Ria Classics, o último de Maio.
A confirmar-se a antevisão do tempo, estará reunido mais um ingrediente – não controlável pela organização, mas sempre importante – para que este novo Rali de Automóveis Antigos seja um êxito.
Para já, duas componentes estão asseguradas: um percurso diversificado, com boas estradas e belas paisagens, e uma lista de inscritos que continua a crescer, caminhando para o número limite que viremos a admitir.
Excelentes automóveis, praticamente com todas as duplas que nos últimos tempos conquistaram os primeiros lugares das provas nacionais de Regularidade FIVA, prometem levar um colorido único a uma região menos divulgada turisticamente do que os seus méritos o justificam.
Pontos de interesse
Com partida e chegada a Ílhavo e alongando-se por mais de 180km, o Ria Classics incluirá 15 provas de regularidade, nas variantes hectométrica, absoluta, à figura e controlos horários sem paragem.
Com a direcção desportiva do Classic Clube de Portugal e cronometragem assegurada pela My Time/Anube, as provas de regularidade totalizarão cerca de 37% do percurso, sendo exigidos desempenhos cumpríveis por automóveis, por exemplo, de 1930 (como é o caso do automóvel mais antigo dos inscritos até agora).
Com momentos bastante cadenciados e outros mais tranquilos, o Ria Classics apresentará, para além do tradicional Road Book, um roteiro de Pontos de Interesse, por forma a que os participantes possam identificar locais, monumentos ou outras estruturas de interesse histórico-cultural por onde vão passar.
Animação com fartura
Falta um mês para o dia 27 de Maio de 2016. Na tarde dessa sexta-feira chegarão a Ílhavo os primeiros participantes no Ria Classics, que se realiza ao longo de todo o dia 28.
À espera dos que vão participar neste novo Rali de Automóveis Antigos estará uma das mais originais festas de rua que se realizam em Portugal, o Festival Rádio Faneca, iniciativa da Câmara Municipal de Ílhavo – uma das entidades apoiantes do Ria Classics – que leva às ruas, praças e jardins da cidade muita animação e boa disposição.
Já depois de terminado o Ria Classics – no domingo, dia 29, na vizinha cidade de Aveiro –, tem lugar a primeira edição do Dia Nacional da Gastronomia, que poderá ser um excelente pretexto para prolongar por mais umas horas um fim-de-semana que, com o Ria Classics, esperamos venha a ficar na memória de todos os participantes.
Isto é mais um rali pirata? Se for como uma coisa que esta organização fez no ano passado vai ser mau de mai, enfim só querem encher os bolsos