Eventos • 21 Fev 2014
Eventos • 26 Abr 2016
Fátima “invadida” por clássicos
Quatrocentos automóveis clássicos e históricos e mais de 1000 participantes registados, ultrapassando mesmo os limites impostos pela organização, eis os números que atestam o sucesso da 2ª edição do Clássicos a Fátima, que se realizou dia 24 de Abril, em instalações no perímetro do Santuário de Fátima.
O certame, que se realiza de dois em dois anos, atraiu amantes dos automóveis de outras eras, provenientes dos quatro cantos de Portugal, destacando-se as delegações oficiais de mais de duas dezenas de clubes de clássicos.
À recepção e alinhamento do automóveis no parque de exposição, seguiu-se a bênção solene das viaturas, cerimónia presidida pelo Padre Vítor Melícias, presidente honorário da União das Misericórdias.
O notável franciscano percorreu as diversas avenidas pejadas de clássicos, de pé, num jipe clássico dos bombeiros voluntários, benzendo as viaturas e seus proprietários, numa cerimónia vivida com muita intensidade pelos presentes.
O certame colocou à disposição dos participantes um recinto denominado ALDEIA DOS CLÁSSICOS, onde, para além da zona de alimentação, destacava-se um espaço onde estavam expostos alguns clássicos de grande valor e onde sobressaía um Mercedes-Benz Patent Motorwagen, triciclo motorizado de 1886.
Ao exemplo da primeira edição, este evento assumiu um forte cariz solidário. Foi concedido um apoio monetário, no valor de 3500 euros, ao Centro João Paulo II, em Fátima. Criado no ano de 1989 pela União das Misericórdias Portuguesas, é um lar especializado de âmbito nacional. Atualmente presta apoio a 192 crianças, jovens e adultos com deficiência mental e motora profunda. Conta com uma equipa de cerca de 200 funcionários para préstimos de serviços de apoio e especializados.
Também o CRIF – Centro de Reabilitação e Integração de Fátima, recebeu 1500 euros em material de construção, sendo para a organização, como referiu Paulo Primitivo, presidente da direção do CAASCS – Clube de Automóveis Antigos de Santa catarina da Serra, fundamental “destacar o carácter solidário do evento, elevando assim a sua ligação a Fátima e ao excelente trabalho social que aqui é feito, sem esquecer a vertente lúdica que transforma o nosso evento, ano após ano, numa grande festa dos clássicos e de todos quantos amam estes automóveis”.
Após a entrega simbólica dos donativos, a edição ode 2016 do Clássicos a Fátima encerrou com uma parada dos automóveis pelas artérias principais da cidade. Destaque para o desejo expresso por todos para que este certame passe a ser realizado anualmente, com o clube organizador a não fechar a porta a essa possibilidade.
A organização agradece a todos os patrocinadores, entidades e voluntários que permitiram alcançar o sucesso desta edição.