Automobilia regressa a Aveiro no próximo mês

Clássicos 26 Abr 2016

Automobilia regressa a Aveiro no próximo mês

O maior evento de Portugal dedicado ao coleccionismo da temática dos transportes, estará de volta nos próximos dias 20, 21 e 22 de Maio de 2016, nas instalações da AveiroExpo, em Aveiro. Trata-se da XXIV AUTOMOBILIA, que cada ano se afirma mais como o verdadeiro ícone no panorama ibérico de Feiras de Automobilia, visitada por milhares de entusiastas e público em geral, que se deliciam com as exposições temáticas e a extensa variedade de material, veículos e equipamentos exibidos pelos mais de 350 expositores nacionais e estrangeiros.
 
Mantendo a tradição adquirida ao logo de já 23 memoráveis edições, a AUTOMOBILIA é um verdadeiro ponto e encontro para todos aqueles que partilham dos mesmos interesses e motivações no mundo da conservação de todo o tipo de património da mobilidade rodoviária, assim como de todas as temáticas que lhe estão associadas. A par da imensa componente de troca e venda de peças, veículos, livros, artigos, miniaturas e veículos de toda a espécie, contará igualmente com diferentes e interessantes exposições temáticas, tanto do agrado do público, realçando marcas, modelos, meios de locomoção e transporte ou mesmo diferentes estilos e tendências.
 
A edição deste ano destaca-se pela preciosa colaboração da Força Aérea, através do Museu do Ar, que irá estar presente com uma exposição alargada e muito diferente do comum, com peças muito interessantes do seu espólio histórico, incluindo aeronaves verdadeiras, motores de diferentes tipos, veículos antigos da Força Aérea, artigos e equipamentos aeronáuticos de outros tempos, e muito mais, o que irá ser, certamente, um pólo de grande interesse para todos os visitantes. Mas como sempre, haverá mais exposições temáticas: nas motas, teremos uma muito interessante colecção de motas Triumph, reunindo-se ali uma rica mostra da diversificada produção daquela célebre marca inglesa; na área dos veículos comerciais, estarão em exibição diversos exemplares do incontornável furgão Citroen Type H, a testemunhar a importância daqueles veículos nas várias frentes dos transportes; nos automóveis, teremos a linhagem de família dos automóveis Peugeot nas suas diversas variantes ; no domínio militar e de trabalhos pesados, será a exposição de Unimog a mostrar a versatilidade daquele mítico veículo e que para os portugueses ficou eternizado através do conflito do Ultramar.
 
Finalmente, um dos temas estrela desta edição: a comemoração da efeméride dos 25 anos do Clube Aveirense de Automóveis Antigos, uma marco importantíssimo o Clube que criou a Automobilia e que tanto tem feito para a preservação do património rodoviário português. Neste âmbito, estará presente um alarada e rica exposição de veículos de sócios do Clube, abrangendo todas as épocas do automóvel e da moto, com diferentes tipos, nacionalidades e incluindo algumas raridades que por aqui têm andado escondidas.
 
A Automobilia é uma organização que se mantem orgulhosamente amadora mas com uma experiência acumulada de 24 edições de sucesso, contribuindo indelevelmente para a afirmação do coleccionismo em Portugal, nas suas mais variadas formas e vertentes, motivo mais que suficiente para grande orgulho de todos, desde organizadores a expositores, coleccionadores e público em geral, de tal forma que se pode afirmar que a Automobilia tem já o seu público fidelizado que anualmente revisita o evento, numa espécie de romaria anual.
 
Em complemento ao certame em si, voltaremos a contar este ano com o Passeio Turístico AUTOMOBILIA, que tanto êxito obteve no ano passado, e aberto a todos os veículos e motos de colecção até 1980. Será um passeio a privilegiar a região de Aveiro, com partida no centro da cidade e visitando pontos de interesse das proximidades, com passagem pelas praias e com almoço nos arredores da cidade.
 
Da parte da tarde, um pitoresco percurso irá levar os participantes até Albergaria-a- Velha, onde terá lugar um slalom no centro da cidade. O passeio terminará no recito da Automobilia, com os veículos participantes a ficarem em exibição aos visitantes. Haverá múltiplos motivos de interesse e de mordomias, assim como lembranças para todos e diversos prémios temáticos.
 
Para mais informações clique aqui.



PARTILHAR:

1
Deixe um comentário

Please Login to comment
1 Comment threads
0 Thread replies
0 Followers
 
Most reacted comment
Hottest comment thread
1 Comment authors
François Jesus Recent comment authors
François Jesus
Visitante
François Jesus

Gostaria de saber como posso participar uma vez que tenho 2 classicos.

Obrigado