LifeStyle 23 Abr 2016

“The Original Ford GT 101”: a história completa em livro

O Ford GT com chassis 101 poderá ter tido, por si só, uma carreira curta, mas foi o precursor da série de vitórias da Ford em Le Mans na década de 1960.
 
Começando tudo pela ideia de Henry Ford II de ganhar a maior corrida de desporto automóvel do mundo, quando o objectivo da Ford em derrotar a Ferrari falhou em 1963, a gigante empresa automobilística dos Estados Unidos decidiu então que iria construir seu próprio automóvel desportivo. Este foi o nascimento do lendário Ford GT.
 
Em menos de um ano, a Ford levou dois carros para um fim-de-semana em Le Mans – um deles sendo o chassis 101. Este primeiro chassis do GT foi usado para a maioria do trabalho de desenvolvimento e para a primeira apresentação oficial do Ford GT 40. Porém, durante os testes em Le Mans, Jo Schlesser perdeu o controlo do carro e destruiu o chassis 101, num acidente aparatoso.

 
Quase 50 anos depois, o coleccionador da Ford Claude Bahum decidiu recriar este especial Ford GT. A sua cópia era tão fiel ao original que recebeu o prémio como o melhor re-criação, em 2016, no concurso de elegância na ilha de Amelia, no estado norte-americano da Flórida.
 
Neste livro de grande formato (29X29) com 158 páginas, o autor Ed Heuvink conta a história completa, da Ford no automobilismo até o projecto GT.
 
Heuvink explica o papel do chassis 101 em detalhe e revê a corrida da temporada de 1964, bem como os êxitos posteriores do GT40. Inclui ainda informação em detalhe da re-criação de chassis 101.
 
Ilustrado com imagens nunca vistas e limitada a apenas 999 cópias numeradas, o livro tem prefácio de Henry Ford III, neto de Henry Ford II e uma introdução por Richard Attwood.
 
Esta obra encontra-se disponível através da livraria Ascari.



PARTILHAR:

Deixe um comentário

Please Login to comment