O Jaguar XJ enfrentou um drone da última geração

Modernos 18 Mar 2016

O Jaguar XJ enfrentou um drone da última geração

Um Jaguar XJ, conduzido pelo conhecido especialista, Mark Higgins, desafiou um dos melhores pilotos de drones num evento exclusivo de ‘gato e rato’ que mostrou como a tecnologia do futuro poderá influenciar a rodagem de cenas de perseguição automóvel.

 

Com o objectivo de poderem vir a filmar uma possível sequência cinematográfica de ação, Higgins e o piloto de drones JaeHong Li utilizaram o desafio para realçar a evolução da tecnologia tanto no setor automóvel como na aviação não tripulada.

 

O desenvolvimento de sistemas avançados de assistência ao condutor com sensores de radar e câmaras a bordo encontra-se estreitamente associado ao desenvolvimento da tecnologia de drones, que atualmente são utilizados para uma grande variedade de aplicações, da competição à entrega autónoma de pequenos volumes.

 

Higgins, também campeão de rally, declarou: “Os drones estão cada vez mais integrados na sociedade e já são capazes de desempenhar funções verdadeiramente incríveis, por isso, quando a Jaguar me ofereceu o XJ e toda a sua tecnologia para competir contra um dos melhores pilotos de drones do mundo, não hesitei nem por um instante. O Jaguar XJ foi concebido para o mercado executivo de luxo, mas continua a ser um veículo dinâmico e extremamente capaz em todos os ambientes de utilização. Por esse motivo, foi um desafio apaixonante poder conduzi-lo. Esteve, sem sombra de dúvida, à altura da perseguição e conseguimos encontrar algumas formas divertidas de despistar o drone!”

 

No desafio, que se realizou no Circuito Internacional de Zhuhai, na China, Higgins tentou despistar o drone numa zona industrial com contentores marítimos, avenidas com árvores, boxes e um parque de estacionamento subterrâneo. O XJ demonstrou a sua agilidade e controlo, exibindo sempre uma performance excepcional.

 

A tecnologia está a revolucionar tanto o setor automóvel como a indústria dos drones. Efetivamente, o piloto do drone utilizou a função autónoma de voo circular e pesquisa de 360 graus com câmara, enquanto Higgins, no XJ, tirou partido da direção assistida eléctrica que melhora a capacidade de resposta e a sensibilidade, bem como dos sistemas que utilizam sensores e quatro câmaras instaladas a bordo.

 

O piloto de drones JaeHong Li comentou: “O desafio proporcionou-nos uma panorâmica interessante de como se pode aplicar este tipo de tecnologia na rodagem de cenas com veículos e creio que demonstrámos que existe um grande potencial para futuras sequências cinematográficas de perseguições! A tecnologia de drones encontra-se em rápido desenvolvimento e, como nos veículos, a última tendência é a assistência ao piloto. O drone DJI Inspire 1 prioriza precisão e controlo sobre velocidade absoluta. Incorpora a melhor câmara aérea estabilizada do seu segmento, a Zenmuse X5, que é utilizada principalmente na rodagem de filmes e provou ser perfeita para este desafio”.

 

Ian Hoban, Vehicle Line Director da Jaguar, afirmou: “Hoje em dia, a tecnologia desempenha um papel importante nos novos veículos Jaguar, dos sistemas de assistência ao condutor à telemática e à informação e entretenimento. Esta prova foi uma forma divertida de mostrar a nossa tecnologia atual com câmaras de 360 graus e sensores incorporados no XJ. Nas situações do dia-a-dia, as câmaras e os sensores do veículo proporcionam segurança adicional ao condutor, facilitando as manobras e o estacionamento. Os nossos sistemas novos baseiam-se na melhoria da experiência do condutor, tornando-a mais descontraída, agradável e segura”.

Classificados

Siga-nos nas Redes Sociais

FacebookInstagramYoutube