Clássicos • 21 Jul 2014
Clássicos • 17 Mar 2016
Este Lotus Esprit é o “Light Rider” renascido (com Vídeo)
“O Esprit não é um carro muito conhecido,” diz Spencer Canon. “Os entusiastas de automóveis sabem o que é, mas não sabem muito sobre ele – é um mistério”.
Pode não ser o seu primeiro palpite que a profissão de Canon seja fundador e director criativo da Ritte Bicycles, mas considerando que o ciclismo de alta performance tem tudo a ver com fazer o máximo com o mínimo, bom – um Lotus Esprit é o automóvel desportivo perfeito para ter.
Projectado como um dos primeiros exemplos da revolucionária forma de cunha de Giorgetto Giugiaro, o Esprit de Canon faz parte da geração renovada por Peter Stevens (que também concebeu o McLaren F1).Tinha um aspecto deslumbrante… quando novo.
“Quando adquiri o carro, ele tinha um aspecto absolutamente terrível”, conta. Confrontado com a perspectiva de remodelar um Esprit destruído, Canon chegou a uma conclusão libertadora: “Tinha um automóvel que provavelmente nunca mais se iria voltar ao estado verdadeiramente original, e isso deu-me permissão – na minha cabeça – para lhe fazer algumas coisas com as quais o criador original esperançosamente não iria ficar aborrecido.”
“Se posso salvar um automóvel de ir para o lixo ou de ser desmantelado em partes, então é desculpável que não esteja pintado na sua cor original ou que tenha pneus de anos posteriores”, acrescenta.
Elegantemente actualizado e pintado com um atraente azul-claro, este Esprit torna-se finalmente no ágil “canyon rider” que Canon sonhou em criar.