Junkers F13: a lenda retorna aos céus (com Vídeo)

LifeStyle 22 Jan 2016

Junkers F13: a lenda retorna aos céus (com Vídeo)

Por Inês Ferreira

Dois ícones da engenharia alemã, o Junkers F13 e a Rimowa, um dos principais fabricantes europeus de malas de viagem feitas em alumínio e policarbonato, aliaram-se numa nova aventura comercial.

 

O sonho de vida de um empreendedor

 

rimowa_r3_plane_03

 

“Para mim, era a mãe de todas as aeronaves comerciais”, afirmou Dieter Morszeck, Presidente e CEO de Rimowa, na apresentação da nova recriação deste que foi o primeiro avião totalmente metálico.

 

Durante anos, sonhou em usar a companhia de malas da sua família, Duralumin, para revivar a aeronave pioneira de Hugo Jonkers. A velha F13 revolucionou a aviação quando se estreou nos céus em 1919 e, após a primeira guerra mundial, os engenheiros perceberam que as aeronaves militares redundantes podiam ser redireccionadas para transporte comercial rápido e confortável.

 

Fiel ao original

 

A Aeronave F13 da Rimowa foi recriada a partir dos mesmos protótipos da original, contando com aspectos como a actualização do chassis para cumprir com regulamentos de segurança modernos. Com espaço para quatro passageiros, o avião obtém a sua energia a partir de um motor Mini Wasp radial Pratt & Whitney, atingindo mais de 200 km por hora.

 

O interior é revestido de um magnífico cabedal acolchoado, exposto aos elementos graças a um cockpit aberto. Poderá encomendar um Rimowa F13 a partir de Maio, por um valor que rondará os 2.2 milhões de euros.

 

Imagem/vídeo: Rimowa

 

https://youtu.be/POqTFLzmGm0

 

Siga-nos nas Redes Sociais

FacebookInstagramYoutube