Clássicos • 02 Nov 2015
Clássicos • 10 Jan 2016
Museu do Caramulo certifica Carro de Exteriores da RTP de 1957
O Museu do Caramulo certificou a carrinha Mercedes-Benz LP-312/36, o primeiro carro de exteriores da RTP, de 1957, e o qual se supõe ser hoje um exemplar único em toda a Europa, pelo seu interesse histórico e museológico e por se encontrar fiel às especificações originais.
Em 1957 a RTP fez a encomenda directamente à Mercedes-Benz, em Manheim, na Alemanha. Sofreu adaptação específica para possibilitar a cobertura televisiva de eventos em exterior pela Fernseh GMBH, precursora da Broadcast Technology Solutions. Equipado com as mais evoluídas tecnologias da época e constituindo um verdadeiro estúdio móvel, foi o primeiro veículo do género em Portugal.
Na sua chegada a Portugal, ficou em exposição durante 20 dias no stand do concessionário da Mercedes, C. Santos, na Avenida da Liberdade. Facto curioso que a decisão de colocar a tecnologia em funcionamento e quem visitasse o stand poderia ver as imagens que eram captadas e simultaneamente difundidas em circuito fechado
Este veículo tem um motor de seis cilindros a diesel, com 4.580 c.c debitando 110 cavalos, que lhe permite atingir uma velocidade máxima de 76 km/h com um consumo próximo dos 15L/100Km.
A 9 de Fevereiro de 1958 foi realizada a primeira emissão utilizando este estúdio móvel, nada mais que a transmissão do um jogo entre o Sporting Clube de Portugal e o FC Áustria, no Estádio José Alvalade, em Lisboa.
Esteve ao serviço da RTP até 1980 e em 2006, numa parceria entre a RTP e a Mercedes-Benz, foi feito um extenso restauro da viatura. O processo durou mais de um ano a completar, incluídas reparações mecânicas e eléctricas. Os exteriores e interiores do veículo foram inteiramente renovados. A RTP forneceu material audiovisual histórico, mantendo o equipamento técnico da viatura o mais fiel possível ao original.
O veículo faz hoje parte do Museu da RTP.