Defender ‘2.000.000’ vendido por mais de meio milhão de euros

Mercado 17 Dez 2015

Defender ‘2.000.000’ vendido por mais de meio milhão de euros

Um Land Rover Defender único no mundo foi leiloado esta Quarta-feira por cerca de 549 mil euros, num importante leilão de beneficência na casa Bonhams, em Londres. As receitas serão integralmente doadas aos parceiros da Land Rover que realizam trabalhos humanitários e de protecção dos animais. Estima-se que esta tenha sido a mais valiosa produção da Land Rover, alguma vez vendida em leilão.

 

O veículo exclusivo Série Land Rover Defender fabricado na fábrica britânica da Land Rover, em Solihull, desde 1948, foi vendido a um licitador do Qatar. Em maio de 2015, o Defender 2.000.000 passou pela linha de produção onde uma equipa de embaixadores da marca e personalidades históricas colaboraram com a Land Rover, tais como Bear Grylls e Virginia McKenna (oficial da Ordem Britânica), ou Stephen e Nick Wilks, filhos dos fundadores da Land Rover.

 

As receitas serão entregues aos parceiros da Land Rover, à Federação Internacional das Sociedades da Cruz Vermelha e do Crescente Vermelho (FICV/CV) e à Fundação “Born Free”. Estas destinam-se, respetivamente, a ajudar as comunidades do sudeste do Nepal, na melhoria da gestão de catástrofes naturais; e no apoio da iniciativa de conservação da fauna selvagem “Project Lion Rover”, do Parque Nacional Meru, no Quénia. Este projecto faculta uma equipa essencial para proteger os leões e outra fauna selvagem, ao mesmo tempo que desenvolve um programa de formação e participação comunitária sobre temas como o uso de armadilhas e a caça furtiva.

 

A actriz Joanna Lumley, fundadora e patrocinadora da Fundação “Born Free”, organização internacional dedicada à proteção da fauna selvagem, esteve presente no leilão e sublinhou a importância das doações para continuar o trabalho que realizam em todo o mundo para salvar vidas, deter o sofrimento e proteger as espécies selvagens:

‘É estupendo que se tenha conseguido angariar este valor com a venda de um veículo. Sem o apoio de parceiros como a Land Rover, não poderíamos catalisar de forma eficaz uma mudança positiva no mundo em que vivemos’.

 

Virginia McKenna, oficial da Ordem Britânica e fundadora depositária da Fundação “Born Free”, afirmou: ‘Apesar da minha total falta de habilidades mecânicas, tive o enorme privilégio de montar a matrícula neste Defender tão especial. A Land Rover está nas nossas vidas desde 1964, quando o meu marido Bill e eu viajámos ao Quénia para rodar o ‘Born Free’. Todos os dias saíamos com o nosso carro até às planícies para dar o nosso passeio matinal com George Adamson e um leão. Estamos entusiasmados com a quantia angariada, neste leilão, e destinado ao trabalho que a “Born Free” realiza com a fauna selvagem na zona de Meru, no Quénia’.

 

Mike Adamson, Chief Executive da Cruz Vermelha Britânica, declarou: ‘Estamos extremamente agradecidos à Land Rover por doar, de forma tão generosa, metade das receitas do leilão deste veículo exclusivo ao trabalho que realizamos no Nepal. A Cruz Vermelha usa, desde a década de 50, modelos Defender nos trabalhos humanitários e atividades de emergência no Reino Unido e no resto do mundo. Além disto, pudemos contar, em numerosas ocasiões, com a ajuda da Land Rover sob forma de doações e de cedências de carros. Este projeto no Nepal é de importância vital; é o 18º projeto que conta com o apoio da Land Rover e que, sem dúvida, vai melhorar as vidas e o sustento de milhares de pessoas e comunidades’.

 

John Edwards, Managing Director do departamento ‘Special Operations’ (SO) da Jaguar Land Rover, que supervisionou a produção deste veículo, comentou: ‘Há uns meses tivemos a oportunidade de transformar um Land Rover mítico num verdadeiro carro de coleccionador. Graças à experiência da minha equipa da SO e à ajuda de alguns entusiasmados embaixadores da Land Rover, criámos algo único e muito especial. Este leilão vai ficar gravado na nossa história. Não há dúvida que o Defender tem futuro e que perdurará no tempo por direito próprio. No entanto, a série original Land Rover Defender vai continuar a prosperar no nosso departamento Jaguar Land Rover Heritage’.

 

Robert Brooks, presidente da Bonhams, disse: “É um grande privilégio para a Bonhams ser escolhida pela Land Rover para leiloar este histórico e único Defender. Depois de uma licitação extraordinária, o martelo bateu para um licitador ao telefone, atingindo um excelente valor de seis dígitos para duas maravilhosas obras de caridade.”

 

A produção deste veículo enquadra-se no ano de celebrações que homenageia este tão estimado 4×4, cuja produção em Solihull termina em Janeiro de 2016. O modelo inclui numerosos detalhes especiais e acabamentos personalizados como um para-choques de alumínio com um mapa da Baía de Red Wharf gravado – onde se desenhou pela primeira vez na areia o modelo do Land Rover original – ou inscrição exclusiva “2.000.000”.

 

No interior, os assentos de couro também apresentam o mapa da Baía de Red Wharf e os encostos de cabeça têm bordado o logótipo do número “2.000.000″. No suporte do assento do condutor está uma placa de alumínio, feita à medida, que inclui a assinatura de todos aqueles que participaram na montagem do veículo. A matrícula especial S90 HUE faz referência ao primeiro Land Rover da história em fase prévia de produção, o “HUE 166”.

 

Sobre o Defender “2.000.000”

 

O Defender 2 Milhões inclui uma panóplia de pormenores finais distintos. O para-choques de alumínio tem gravado um mapa da Baía de Red Wharf, onde se desenhou pela primeira vez na areia o modelo do Land Rover original. Este detalhe contrasta com a pintura acetinada em Indus Silver do exterior. A parte traseira do veículo está adornada com a inscrição exclusiva ‘nº 2.000.000’, que também é reproduzida na consola interior. O modelo é completado com a cor Santorini Black das rodas e dos arcos das rodas, do tecto, das dobradiças das portas, da grelha e das tampas dos espelhos.

 

No interior, os assentos de couro também ostentam o mapa da Baía de Red Wharf e os encostos de cabeça têm bordado o logotipo do número “2.000.000″. No suporte do assento do condutor está uma placa de alumínio feita à medida que inclui a assinatura de todos aqueles que participaram na montagem do veículo. Na parte dianteira e traseira, completa este Land Rover Defender único, a matrícula S90 HUE, que faz referência ao primeiro Land Rover da história em fase prévia de produção, o “HUE 166”.

 

A produção dos modelos originais Land Rover Série I começou na famosa unidade de Lode Lane em 1947, antes do seu lançamento no Salão do Automóvel de Amsterdão, a 30 de abril de 1948. Desde então, em Solihull, foram fabricados dois milhões de veículos das Séries I, II III e Defender.

 

A matrícula S90 HUE faz referência ao primeiro Land Rover da história, quando em fase prévia de produção, que se denominava «HUE 166», apelidado de «Huey». O design deste Defender 90 Station Wagon foi desenvolvido pelo Design Director e Chief Creative Officer da Land Rover, Gerry McGovern, e pela sua equipa. A produção esteve a cargo da equipa de Special Vehicle Operations de Land Rover.

 

O veículo combina o legado das diferentes Series Land Rover, com os acabamentos de luxo do atual Defender Autobiography. Os apontamentos de pele e alumínio metalizado completam o interior do veículo, onde se pode de usufruir de um acabamento de luxo no painel de instrumentos, volante, caixa de velocidades e de transferência, travão de mão e revestimentos das portas.

Classificados

Siga-nos nas Redes Sociais

FacebookInstagramYoutube