Competição • 04 Mar 2014
Competição • 15 Dez 2015
Jaguar regressa à competição
A Jaguar anunciou esta Terça-feira o seu regresso ao automobilismo internacional. No Outono de 2016, a Jaguar irá entrar na terceira temporada do emocionante campeonato de Fórmula E da FIA como fabricante com a sua própria equipa.
A Fórmula E da FIA é o primeiro campeonato internacional de monolugares do mundo para veículos eléctricos. A Fórmula E da FIA proporciona uma oportunidade única para a Jaguar Land Rover avançar no desenvolvimento de novos mecanismos de transmissão eléctrica de veículos, incluindo a tecnologia de motores e baterias.
Nick Rogers, Group Engineering Director da Jaguar Land Rover, afirmou: “É com grande prazer que anuncio o regresso da Jaguar à competição com a sua participação no inovador campeonato de Fórmula E da FIA. Os veículos eléctricos irão ocupar, sem dúvida, um lugar importante na gama futura de produtos da Jaguar Land Rover e a Fórmula E irá proporcionar-nos uma oportunidade única para continuar a desenvolver tecnologias de propulsão eléctrica. O campeonato irá permitir-nos desenhar e testar as nossas tecnologias avançadas em condições extremas de performance. Estou convencido que nos próximos cinco anos veremos mais alterações no mundo automóvel do que nas últimas três décadas. No futuro estaremos mais ligados e tudo será mais sustentável; a propulsão eléctrica e as tecnologias leves estão a adquirir mais importância que nunca com o aumento do desenvolvimento urbano. A Fórmula E identificou estas tendências e reagiu em conformidade; e o enfoque inovador e emocionante do campeonato ajusta-se na perfeição à nossa marca”.
A Jaguar Land Rover emprega mais de 8.000 engenheiros e é o principal investidor do Reino Unido em investigação e desenvolvimento em todos os sectores empresariais. A equipa de Fórmula E da Jaguar poderá utilizar este recurso líder do sector tirando partido da estreita colaboração dos engenheiros da Jaguar Land Rover com a equipa de operações de competição.
Os engenheiros poderão não apenas aplicar os seus conhecimentos no ambiente da equipa de competição como poderão também aproveitar a experiência para extrair dados e desafiar os limites da tecnologia eléctrica em termos de desempenho.
A Williams Advanced Engineering será o parceiro técnico da equipa de Fórmula E da Jaguar e irá proporcionar vastos conhecimentos de tecnologia automóvel, em complemento à experiência e sucesso com sistemas eléctricos de alta performance. A Jaguar Land Rover mantém uma relação a longo prazo com a Williams, que colaborou com a Jaguar no desenvolvimento do protótipo de veículo híbrido eléctrico Jaguar C-X75. A Fórmula E aceitou a entrada da equipa e esta, por sua vez, foi aprovada pela Fédération Internationale de l’Automobile (FIA).
Alejandro Agag, Chief Executive Officer da Fórmula E, afirma: “Estamos muito satisfeitos por dar as boas-vindas à Jaguar na Fórmula E. A Jaguar é uma marca com um grande legado desportivo e o facto de regressar à competição internacional com a Fórmula E representa um apoio ao campeonato e à sua capacidade para influenciar o desenvolvimento de veículos eléctricos. A Jaguar traz consigo um conjunto de fãs apaixonados que irá impulsionar a popularidade do campeonato em todo o mundo e demonstra, uma vez mais, que a Fórmula E é o futuro do desporto automóvel”.
Jean Todt, Presidente da FIA, afirma: “A FIA tem o prazer de dar as boas-vindas à Jaguar como o novo fabricante que entra no campeonato de Fórmula E da FIA. Criámos este campeonato para proporcionar uma competição alternativa para que os fabricantes intervenham no desporto e desenvolvam tecnologias eléctricas para veículos de estrada.
A decisão da Jaguar de regressar à competição automóvel com a Fórmula E é prova do seu sucesso. À medida foi traçando o caminho para o futuro dos veículos eléctricos, a Fórmula E conseguiu atrair uma das marcas mais prestigiosas e com mais história do sector automóvel. Desejo-lhe o maior sucesso a partir da sua chegada em 2016/2017”.
James Barclay, Jaguar Team Director, afirmou: “Analisámos em detalhe as diferentes alternativas para regressar ao desporto automóvel. Era uma decisão tão importante para Jaguar que queríamos que fosse a mais acertada. Com nossos planos de veículos eléctricos para o futuro, a Fórmula E era a opção mais clara e cremos que os benefícios são enormes. A FIA e o patrocinador têm planos emocionantes para o futuro do campeonato e temos o prazer de ser um dos primeiros fabricantes de veículos que se compromete com o campeonato com a nossa própria equipa. Temos muito para fazer antes da primeira corrida, mas é um desafio que assumimos com entusiasmo. Esperamos poder dar as boas-vindas a uma nova geração de fãs Jaguar através deste programa apaixonante”.
Antes do início da temporada serão divulgados mais detalhes sobre o regresso da Jaguar à competição, incluindo a apresentação, os pilotos e os patrocinadores.