Land Rover colabora com velejadora na tentativa de bater o o recorde mundial de velocidade à vela

LifeStyle 11 Dez 2015

Land Rover colabora com velejadora na tentativa de bater o o recorde mundial de velocidade à vela

A Land Rover está a prestar todo o seu apoio à sua embaixadora mundial, Hannah White, na sua tentativa de bater o recorde feminino mundial de velocidade de navegação à vela numa milha náutica (World Women’s Nautical Mile speed record for a sailing vessel).
 
Os engenheiros da marca utilizarão os seus conhecimentos em engenharia e aerodinâmica para optimizar o desenho do veleiro monocasco com hidrodeslizador, com o qual Hannah tentará bater o recorde no início de 2016. A tentativa será supervisionada pelo ‘World Sailing Speed Record Council’, entidade que regulamenta os recordes de velocidade à vela.
 
A Land Rover contribui para a elaboração do desenho e desenvolvimento do veleiro pensado especialmente para esta ocasião, o Speedbird. A marca apostou na inovação, experiência e engenharia utilizando as mais recentes instalações técnicas para maximizar o rendimento desta embarcação de seis metros, cujo casco em fibra de carbono pesa apenas 14 kg.

 

Segundo Daniel Wood, Aerodynamics Engineer da Land Rover: “É um projeto apaixonante para todos porque estamos sempre à procura de novas oportunidades onde possamos pôr em prática a nossa experiência, de modo a garantir a máxima otimização dos desenhos criados. Se aplicarmos os nossos conhecimentos e tecnologia a outros modelos, como é o caso dos veleiros, é possível aumentar significativamente a velocidade e a potência. Graças à minha experiência em Fórmula 1, o Speedbird vai conseguir um excelente desempenho, o que fará com que Hannah tenha tudo ao seu alcance para bater o recorde mundial.”

 
A combinação entre a engenharia líder, as mais recentes instalações técnicas e os conhecimentos na área da engenharia, permitiu que a Land Rover pudesse otimizar a dinâmica dos fluidos do hidrofólio para obter uma resistência mínima sem descurar a estabilidade. A Land Rover trabalha desde janeiro de 2015 em parceria com Hannah e a sua equipa tendo já conseguido diminuir a resistência em 32,3%, um avanço que contribuirá bastante para o sucesso do projeto e que será a chave para bater este recorde mundial de velocidade que permanece inalterado desde 2006. O recorde atual está fixado nos 34,7 nós e foi estabelecido pela windsurfista britânica Zara Davis.
 

Dave Chisholm, Technical Director do projecto Speedbird, refere: “Graças a esta colaboração com a Land Rover temos um acesso sem precedentes a uma equipa de engenharia extremamente competente e às mais recentes instalações técnicas. Os recursos topo de gama da Land Rover e a sua experiência inultrapassável em questões de aerodinâmica permitiu-nos optimizar a dinâmica dos fluidos do hidrodeslizador e do hidrófilo do Speedbird, o que vai permitir atingir um rendimento máximo. Foi uma parte vital do desafio que temos pela frente.”

 
Hannah White, embaixadora de Land Rover, acrescenta: “É um grande desafio, mas estou muito confiante. A partir do momento em que Dave e eu tivemos a ideia do projecto Speedbird, tenho estado a preparar-me física e mentalmente. Depois de ter ancorado a minha embarcação de treino e ter começado a usar o Speedbird, o meu programa de preparação subiu de nível. O treino é mais intenso e mais complexo, de modo a garantir que eu e a embarcação possamos estar totalmente preparados para bater o recorde em 2016. É um desafio pessoal mas também quero provar ao mundo que tudo é possível quando te esforças e te concentras num determinado objectivo.”
 
Hannah tentará bater o recorde mundial feminino de velocidade numa milha náutica no início de 2016. Até a essa data terá pela frente um rigoroso programa de treino e vários testes tendo como objectivo final a conquista do recorde.
 
A relação da Land Rover com a navegação já é antiga. Este verão, a marca anunciou uma colaboração internacional com a Ben Ainslie Racing (BAR) com a finalidade de conquistar a 35ª vitória na ‘America’s Cup’ de 2017. Nos próximos dois anos, na qualidade de ‘Title Partner’ e ‘Exclusive Innovation Partner’, a Land Rover trabalhará de perto com as equipas de design e engenharia da BAR com o intuito de conseguir uma combinação vencedora de engenharia avançada e tecnologias inovadoras na sua aposta em devolver o troféu desportivo mais antigo do mundo à sua casa, o Reino Unido, onde a competição teve início em 1851, com uma regata à volta da Ilha de Wight.
 
Em 2015 celebra-se igualmente o 3º aniversário do patrocínio da Land Rover como parceiro principal das ‘Extreme Sailing Series™’, um dos circuitos internacionais de vela mais emocionantes e competitivos do mundo.



PARTILHAR:

Deixe um comentário

Please Login to comment