Mercado • 26 Mai 2014
Mercado • 05 Dez 2015
Defender ‘2.000.000’ protagonista em exposição antes de leilão
De 15 a 16 de Dezembro, está em exibição uma mostra sobre o legado histórico das Séries Land Rover e Defender na conceituada casa de leilões Bonhams, em Londres, como antevisão do leilão de beneficência do Defender número 2.000.000. A exposição comemora os 67 anos da produção britânica e vai traçar o caminho para o qual o Defender se converta num ícone automobilístico mundial.
Na exibição mostra-se o papel essencial que o Land Rover desempenhou tanto para os famosos de Hollywood, como Steve McQueen e Daniel Craig, protagonista de James Bond 007, como para a nobreza britânica, incluindo Sua Majestade, a Rainha Isabel II, e Sir Winston Churchill.
A exposição vai ilustrar a viagem de um ícone que percorreu o mundo inteiro, tendo um papel chave em expedições e influenciando as vidas de milhões de pessoas ao longo de muitos anos de trabalho humanitário e de preservação com parceiros da Land Rover, como a Cruz Vermelha Britânica e a Fundação Born Free. Os visitantes podem ainda partilhar as suas histórias e viagens com o Defender num mural dedicado a recolher os momento em que o Land Rover marcou as suas vidas.
Roger Crathorne, reconhecido como “o senhor Land Rover” tanto para a Realeza britânica como para os clientes VIP e exploradores mundiais, estará à disposição dos visitantes para partilhar opiniões durante a exposição. Considerado por mais de meio século de serviço na Land Rover, os seus amplos conhecimentos da empresa, a sua experiência na condução do produto nas regiões mais inóspitas do mundo e sua paixão pela marca, são de um valor incalculável.
Crathorne comenta: “Em todo o mundo as Séries Land Rover e Defender tiveram um papel muito importante na vida das pessoas, durante quase setenta anos. E, por isso, o facto de poder prestar-lhe uma merecida homenagem quando se aproxima o final da sua produção é uma grande honra para mim. Através da criação desta exposição, podemos ver pessoalmente o que é feito do Defender, um veículo tão querido. Esperamos que a exposição consiga espelhar a riqueza do legado do veículo e o porquê da sua longevidade.”
A exposição antecede um leilão de beneficência, onde colecionadores e admiradores do defender vã poder adquirir o Defender 2 milhões, uma única da história da Land Rover. Para dar continuidade ao legado do Defender, todas as receitas serão doadas aos parceiros da Land Rover que exercem atividades humanitárias e de proteção dos animais: a Federação Internacional das Sociedades da Cruz Vermelha e do Crescente Vermelho (FICV/CV), e a Fundação Born Free.
O Defender 2 milhões é um veículo único e que experimentou, no início deste ano, um processo de montagem de mais de dez dias com 33 embaixadores da Land Rover e entusiastas da marca, entre os quais o aventureiro Bear Grylls e o empresário britânico Theo Paphitis. Também estiveram em Solihull, para ajustar algumas peças, os representantes da FICV e da Fundação Born Free, incluindo a atriz e fundadora da Born Free, Virginia McKenna, oficial da Ordem Britânica (OBE).
Os interessados e licitantes podem visitar a exposição gratuita da Bonhams, na Rua New Bond, em Londres, na terça feira, dia 15 de dezembro, das 09h00 às 17h00, ou quarta feira, dia 16 de dezembro, a partir das 09h00 até à hora do leilão, que tem início às 18h00. Potenciais licitantes podem adquirir um catálogo do leilão para poder licitar. Para mais informações, consulte www.bonhams.com.
Sobre o Defender “2.000.000”
O Defender 2 Milhões inclui uma panóplia de pormenores finais distintos. O para-choques de alumínio tem gravado um mapa da Baía de Red Wharf, onde se desenhou pela primeira vez na areia o modelo do Land Rover original. Este detalhe contrasta com a pintura acetinada em Indus Silver do exterior. A parte traseira do veículo está adornada com a inscrição exclusiva ‘nº 2.000.000’, que também é reproduzida na consola interior. O modelo é completado com a cor Santorini Black das rodas e dos arcos das rodas, do teto, das dobradiças das portas, da grelha e das tampas dos espelhos.
No interior, os assentos de couro também ostentam o mapa da Baía de Red Wharf e os encostos de cabeça têm bordado o logotipo do número “2.000.000″. No suporte do assento do condutor está uma placa de alumínio feita à medida que inclui a assinatura de todos aqueles que participaram na montagem do veículo. Na parte dianteira e traseira, completa este Land Rover Defender único, a matrícula S90 HUE, que faz referência ao primeiro Land Rover da história em fase prévia de produção, o “HUE 166”.
A produção dos modelos originais Land Rover Série I começou na famosa unidade de Lode Lane em 1947, antes do seu lançamento no Salão do Automóvel de Amsterdão, a 30 de abril de 1948. Desde então, em Solihull, foram fabricados dois milhões de veículos das Séries I, II III e Defender.
A matrícula S90 HUE faz referência ao primeiro Land Rover da história, quando em fase prévia de produção, que se denominava «HUE 166», apelidado de «Huey». O design deste Defender 90 Station Wagon foi desenvolvido pelo Design Director e Chief Creative Officer da Land Rover, Gerry McGovern, e pela sua equipa. A produção esteve a cargo da equipa de Special Vehicle Operations de Land Rover.
O veículo combina o legado das diferentes Series Land Rover, com os acabamentos de luxo do atual Defender Autobiography. Os apontamentos de pele e alumínio metalizado completam o interior do veículo, onde se pode de usufruir de um acabamento de luxo no painel de instrumentos, volante, caixa de velocidades e de transferência, travão de mão e revestimentos das portas.