Os mais recentes modelos do 911: o novo Porsche 911 Turbo e 911 Turbo S

Modernos 01 Dez 2015

Os mais recentes modelos do 911: o novo Porsche 911 Turbo e 911 Turbo S

No arranque de 2016, no Salão Internacional Norte Americano do Automóvel, em Detroit, a Porsche vai apresentar mais uma estrela da sua gama de produtos. Os modelos topo de gama do 911 – o 911 Turbo e o 911 Turbo S – possuem agora mais 15 kW (20 CV) de potência, um design aprimorado e características melhoradas. Os modelos estarão disponíveis nas variantes coupé e cabriolet logo desde o início. O motor de seis cilindros biturbo com 3,8 litros debita agora uma potência de 397 kW (540 CV) no 911 Turbo.

 

Este incremento de potência foi obtido através da modificação da admissão da cabeça dos cilindros, novos injectores e uma pressão de combustível mais elevada. O 911 Turbo S desenvolve agora 427 kW (580 CV) graças aos novos turbos de maiores dimensões. A Porsche continua a ser o único construtor automóvel a utilizar turbos com turbinas de geometria variável em motores a gasolina.

 

Agora, o motor possui a conhecida função dinâmica de aumento de binário, de forma a melhorar a resposta do motor quando está em modo de operação dinâmica. Esta função mantém a pressão mesmo durante as diferenças de carga – por exemplo, quando o acelerador é brevemente aliviado. Isto é conseguido com a interrupção da injecção de combustível, enquanto a válvula do acelerador se mantém aberta.

 

Como resultado, o motor reage praticamente sem atraso a uma nova pressão no acelerador. Os efeitos desta função são mais pronunciados no modo de condução Sport e Sport Plus do que no modo normal.

 

Em suma, os novos modelos desportivos apresentam elevadas performances de tirar o fôlego, enquanto o consumo de combustível foi ainda mais reduzido. O 911 Turbo S Coupé acelera dos 0 aos 100 km/h em 2,9 segundos.

 

A velocidade máxima é de 330 km/h, 12 km/h mais do que anteriormente. O 911 Turbo alcança a marca dos 100 km/h em 3,0 segundos e a velocidade máxima é de 320 km/h – 5 km/h mais rápido do que o modelo anterior. Ainda assim, os coupés consomem apenas 9,1 l/100 km e os cabriolets 9,3 l/100 km. Esta marca representa menos 0,6 litros por cada 100 km para todas as versões. A razão é uma electrónica do motor mais avançada e uma transmissão com novos mapas de gestão.

 

De série: o Pacote Sport Chrono com selector de modos de condução e botão Sport

Response. O novo volante GT – 360 mm de diâmetro e com um design adoptado do 918 Spyder – vem com o denominado selector de modos de condução de série. Este selector consiste num comando circular com que é utilizado para escolher um dos quatro modos de condução: Normal, Sport, Sport Plus ou Individual. O modo Individual permite que o conductor configure e guarde as suas regulações particulares.

 

Outra característica nova do Pacote Sport Chrono é o botão Sport Response no centro desse comando circular. Inspirado na competição, quando este botão é pressionado, deixa o motor e a caixa de velocidades pré-configurados para a melhor resposta possível. Neste modo, o veículo consegue produzir a máxima aceleração até durante 20 segundos, bastante útil, por exemplo, em manobras de ultrapassagem.

 

Um indicador em modo de contagem decrescente surge no painel de instrumentos para informar o condutor do tempo que resta para que a função se mantenha activa. A função Sport Response pode ser seleccionada sempre que desejar e em qualquer modo de condução.

 

A partir de agora, o Porsche Stability Management (PSM) nos modelos 911 Turbo possui um novo modo do PSM: o modo Sport. Uma ligeira pressão no botão do PSM na consola central deixa o sistema neste modo desportivo – que é independente do programa de condução seleccionado. O comando separado do PSM para modo Sport aumenta o limiar de intervenção deste sistema, muito mais liberal do que no modelo anterior no modo Sport Plus. O novo modo aproxima o condutor bastante mais dos limites de performance – por exemplo num circuito de competição. Neste modo, a luz de aviso do PSM permanece acesa e surge uma informação no painel de instrumentos que avisa da intervenção limitada do sistema de estabilidade.

 

No entanto, neste modo Sport, o PSM mantém-se activo em modo de segurança. De qualquer forma, com a pressão prolongada do botão do PSM, o sistema pode ser desactivado por completo, como já é usual. O 911 Turbo S possui um completo conjunto de características para uma condução dinâmica.

 

O chassis dos novos modelos 911 Turbo, com PASM de série, conseguem agora uma ainda melhor relação entre performance e conforto. Para além disso, o 911 Turbo S oferece um completo equipamento dedicado a uma condução desportiva: o PDCC (Porsche Dynamic Chassis Control) e o PCCB (Porsche Ceramic Composite Brake System) são de série.

 

As novas opções para todos os modelos 911 Turbo são o sistema de assistência à mudança de faixa e o sistema de elevação do eixo dianteiro, que pode ser utilizado para aumentar a altura ao solo do spoiler da frente em 40 mm a velocidades reduzidas.

 

Design aprimorado com novas características

 

Naturalmente, a nova geração do 911 Turbo segue o design dos modelos Carrera actuais, complementado pelas características especiais e típicas do 911 Turbo. A nova frente com airblades e luzes em LED nos extremos com duplo filamento concedem à secção da frente uma imagem mais alargada em combinação com a adicional admissão de ar central.

 

Observando o novo 911 Turbo de perfil, destacam-se as novas jantes de 20 polegadas. No 911 Turbo S, por exemplo, as jantes de aperto central possuem agora sete raios, em vez dos dez raios duplos. Também novidade são as dimensões das jantes do 911 turbo: com as medidas de 9 J x 20 à frente e 11.5 J x 20 atrás, as novas jantes são agora polegada e meia mais largas e possuem a mesma dimensão das jantes do 911 Turbo S. Os novos puxadores das portas possuem uma protecção plastificada – tal como nos modelos Carrera.

 

A secção traseira também foi trabalhada. Num primeiro olhar, sobressaem as luzes traseiras tridimensionais com luzes de travagem de quatro pontos e iluminação tipo aura, típica dos modelos 911 Carrera.

 

As aberturas existentes para o sistema de escape na traseira, bem como as duas saídas duplas, foram redesenhadas. Também a grelha traseira foi retocada e compreende agora três partes: as secções direita e esquerda possuem lamelas longitudinais e ao centro existe uma tomada de ar separada para optimizar a indução para o motor.

 

O novo Porsche Communication Management com navegação online A acompanhar esta geração de modelos, o novo sistema de infoentretenimento do PCM com sistema de navegação surge de série nos novos modelos 911 Turbo. Estes sistema pode ser operado através do toque no ecrã em vidro de elevada qualidade, que está perfeitamente integrado na consola central e oferece inúmeras novidades e novas funções de conectividade graças ao módulo Connect Plus, que também é de série.

 

A navegação também pode aceder às últimas informações de trânsito em tempo real. Os percursos e os locais podem ser visualizados com imagens de 360 graus e imagens de satélite. Em adição, o sistema consegue agora processar a introdução de escrita à mão.

 

Para além disso, telemóveis e smartphones conseguem agora ser integrados mais rápidamente, de forma mais fácil e compreensível do que anteriormente via wi-fi, bluetooth ou por USB. A selecção das fun-ções do veículo também podem agora ser controladas remotamente. Tal como acontecia nos modelos anteriores, o sistema de som Bose é de série; o sistema de som Burmester pode ser adquirido como opção.

 

Lançamento no mercado e preços

 

Em Portugal, o novo Porsche 911 Turbo vai ser lançado no final de Janeiro de 2016 com os seguintes preços à data deste artigo:

911 Turbo 209.022 euros

911 Turbo Cabriolet 223.278 euros

911 Turbo S 238.173 euros

911 Turbo S Cabriolet 252.429 euros

Classificados

Siga-nos nas Redes Sociais

FacebookInstagramYoutube