Expo Clássicos Guimarães recebe mais de dez mil visitantes

Clássicos 28 Out 2015

Expo Clássicos Guimarães recebe mais de dez mil visitantes

Com uma excelente participação de público, a Expo Clássicos – 8º Salão de Automóveis e Motos Antigos de Guimarães, que este ano teve como atractivo central uma Mostra de Transportes Públicos de Passageiros, saldou-se num êxito e confirmou-se como um evento de referência.
 
Organizado pela Tempo Livre e pelo CAAG – Clube de Automóveis Antigos de Guimarães, a Expo Clássicos preencheu todos os espaços disponíveis do Multiusos de Guimarães, registando nos dias 24 e 25 de Outubro uma excelente adesão de público, superior a 10 mil entradas.
 
Na Expo Clássicos foram apresentados alguns autocarros únicos no país e para tornar possível esta exposição a organização contou com o apoio e consultoria da Arriva Portugal, da ANTROP – Associação Nacional de Transportadores Rodoviários de Pesados de Passageiros (que realiza o seu forum nacional em Guimarães, na mesma data), “Viagens Pinto Lopes”, da STCP – Sociedade de Transportes Coletivos do Porto, da CaetanoBus, dos clubes, dos museus e dos coleccionadores particulares.
 
45
 
Além da Mostra de Transportes Públicos de Passageiro– em que se apresentou um conjunto único de relíquias – foram assinaladas efemérides de marcas e modelos que completam 30, 40, 50 ou 60 anos de idade – Renault 5 GT Turbo (30 anos), Jaguar XJS, BMW Série 3 E21 (40 anos), Fiat 1100 Tv Transformabile (Spider) (60 anos).
 
Os expositores (comércio de peças, motociclos e velocípedes com e sem motor, automobilia) preencheram as galerias do primeiro piso do Multiusos de Guimarães, tendo o certame contada ainda conta com a realização de passeios e concentrações de clubes de automóveis e motos antigos de diferentes pontos do país – Carochas do Berço, Vespa Clube de Guimarães, Clube de Motorizadas Antigas de Guimarães e Bicavalaria do Minho.
 
A par da exposição de autocarros clássicos foi apresentada uma colecção ímpar de cerca de 200 imagens que ilustra mais de 40 anos de transporte rodoviário de passageiros em Portugal. As imagens são da autoria de Marco António Lindo, Ron Philips, Bruce Tylley, Geofrey Morant, Andrew Johnson e Henrique Neves. Um contributo ímpar que permitiu a conhecer a história dos transportes de passageiros no nosso país e como este acompanhou a evolução do setor em sintonia com o que ia sucedendo na Europa.
 
A organização disponibilizou também um autocarro clássico dos anos 60 (um icónico autocarro britânico de dois andares – conhecido AEC Routemaster de 1967) que fez nos dois dias da Expo Clássicos um circuito permanente e gratuito entre o centro da cidade e o Multiusos de Guimarães.
 
Com uma participação empenhada por parte dos expositores – que fazem questão de apresentar na Expo Clássicos os seus melhores veículos, peças, equipamentos, acessórios, livros, manuais, brinquedos e miniaturas – também vários clubes de automóveis e motos se fizeram representar no certame e organizaram passeios e concentrações.
 
86aa5ce3-19c7-44e6-bdfd-3f24271ea249
 

“A Expo Clássicos 2015 superou as expectativas e as exposições temáticas voltaram a revelar-se uma mais valia e um elemento diferenciador que tornam o certame apelativo para o público e expositores, apesar de obrigar a um esforço organizativo suplementar”, refere Aníbal Rocha, Presidente da Tempo Livre. “Resultado de uma parceria estabelecida entre a Tempo Livre e o Clube de Automóveis Antigos de Guimarães (CAAG), desde 2008, a Expo Clássicos tem alcançado um sucesso que é resultado direto do trabalho profissional que harmoniosamente se aliou ao conhecimento e ao know-how de uma equipa multidisciplinar francamente envolvida em todas as etapas da organização”, realça Aníbal Rocha.

 
Contribuindo para a divulgação do património cultural e histórico que constituem os automóveis e motos antigos, a Expo Clássicos tem por objetivo promover o conhecimento, a promoção e a divulgação junto de colecionadores e admiradores de veículos de propulsão mecânica com mais de 25 anos, a aquisição e troca de veículos, restaurados ou para restauro, peças, equipamentos, acessórios e ferramentas da época e a aquisição e troca de livros, manuais, brinquedos e miniaturas.
 
No calendário nacional de eventos associados à cultura dos clássicos, a Expo Clássicos diferencia-se pelas exposições temáticas, oferecendo ao público visitante a oportunidade de contactar com a história automóvel durante dois dias.
 
A Expo Clássicos já apresentou em Guimarães “Os Carros da Presidência” (2012, com a colaboração do Museu da Presidência), “Clássicos Desportivos” (2013, integrado na celebração do título Guimarães Cidade Europeia do Desporto e que contou com a colaboração de ex-pilotos de ralis, clubes e colecionadores particulares) e a exposição “Clássicos Militares” (2014, exposição que assinalou os 40 anos do 25 de abril e o primeiro centenário da I Guerra Mundial, em colaboração com a Associação Nacional de Veículos Militares e Associação 25 de Abril).
 
Tendo conquistado o seu espaço, a Expo Clássicos apresenta-se hoje como um evento importante na promoção e divulgação dos automóveis e motos clássicos, da sua história, do seu valor patrimonial e na valorização dos setores de atividade associados à cultura dos clássicos.
 

Classificados
Pedro Almeida
Visitante
Pedro Almeida

Sou do PORTO…Apaixonado/Maravilhado por recordar esses autocarros magníficos onde andei muito, tal como o volvo B58 (carreira 7, 86,71…) e o Leyland Atlantean de 2 pisos (já pintados em laranja- carreira 78, 79, 88)….Fique um pouco surpreendido por ver o Leyland num atrelado…Está avariado? Não acredito…Ou foi só para ser transportado?…Gostava mesmo de saber o porquê …Abraços/ cumprimentos a todos..

Paulo Ribeiro
Visitante
Paulo Ribeiro

gostaria que esta exposição viesse a Lisboa pois parece ser bastante interessante.

Siga-nos nas Redes Sociais

FacebookInstagramYoutube