Eventos • 24 Abr 2013
Eventos • 03 Out 2015
AutoClássico abriu portas aos primeiros visitantes para desfrutar dos veículos de época
O primeiro carro de Portugal, um Panhard & Levassor de 1895, captou a atenção dos primeiros visitantes da EXPONOR, recinto onde a feira ocupa 40.000 M2, com estacionamento gratuito para os automóveis históricos, a competição do Motorshow, uma zona comercial, automóveis clássicos em exposição e venda, assim como homenagens e concentrações.
O presidente da Câmara de Matosinhos, Guilherme Pinto, inaugurou na tarde de dia 2, juntamente com o director geral da Eventos del Motor, José Enrique Elvira, e o director do certame, Jorge Ortigão, a maior feira de automóveis clássicos e de época da Península Ibérica, o Salão AutoClássico do Porto, com uma visita aos diferentes espaços da exposição: stands de exposição, circuito do Motorshow, área comercial e a zona reservada ao estacionamento de veículos clássicos.
A comitiva destacou a importância desta feira, que já vai na sua XIII edição. Trata-se de uma das mais visitadas e de referência do sul da Europa, ocupando uma área de 40.000 metros quadrados, 300 expositores e uma previsão de cerca de 40.000 visitantes, entre público português e espanhol, principalmente.
Esta tarde os primeiros visitantes já revelavam as suas preferências por determinados modelos, como o Panhard & Levassor de 1895, que foi o primeiro veículo de Portugal; o sempre imponente Mercedes 190 SL; um Jaguar E-Type Low Drag, o qual foi restaurado por Lumbreras na Galiza; um BMW Isetta, ou um stand com Ford Mustang, onde pode ser observado um dos primeiros a ser lançado e um outro mais moderno.
A zona comercial do recinto começou a receber os primeiros interessados em comprar peças, principalmente, e outros elementos necessários, já que este é um segmento no qual é importante encontrar peças, manuais, livros e detalhes para os veículos.
Um dos elementos fortes desta edição será a quantidade de actividades e homenagens previstas, pois há diversos modelos que estão de parabéns. Os Peugeot 402, 403, 204 e 604, que festejam 80, 60, 50 e 40 anos, respectivamente; os 60 anos do FIAT 600, os 60 anos do Citroën DS, os 105 anos da Alfa Romeo, os 50 e os 60 anos do MGA e MGB GT. A tudo isto acresce os 50 anos do Clube Português de Automóveis Antigos.
Também estão previstas muitas concentrações: logo pelas 10h00 horas começam as da Alfa Romeo, BMW M, Porsche, Mercedes 190 SL, MGA y MGB GT. As concentrações dos FIAT 600 y Mini serão no domingo.
Inauguração do parque gratuito para os clássicos
Como grande novidade para esta edição, está aberto o pavilhão 6 para que todos os visitantes que se venham ao AutoClássico no seu veículo histórico, estacionem o mesmo gratuitamente.
O pavilhão ocupa cerca de 8.000 m2 e estará vigiado pela equipa de segurança e integrado no evento. Este parque funcionará durante todo o fim de semana no mesmo horário da feira, e poderá ser visitado pelo público, pois também albergará destacados carros de colecção.
Motorshow: arrancam os treinos livres
A competição do Motorshow Autoclássico Porto começou esta tarde com a instalação do paddock e do parque fechado de veículos, seguido dos primeiros treinos livres.
A competição conta com 66 pilotos, sendo Juha Kankkunen a estrela convidada, e decorre nos pavilhões 4 e 5 do recinto da Exponor.
Kankkunen, Campeão do Mundo de Rallyes em 1986 (Peugeot 205 T16), 1987 (Lancia Delta 4WD), 1991 (Lancia Delta Integrale 16V) e 1993 (Toyota Celica Turbo 4WD), possui 23 vitórias nesta competição. É, desta feita, o séptimo piloto com mais vitórias.
Os carros experimentarão esta tarde o circuito, idêntico ao dos últimos anos, o qual mistura uma zona indoor ou interior, mais deslizante, com um percurso exterior ou outdoor, mais abrasivo e que gera outro tipo de aderência. Amanhã haverá mais treinos e as primeiras qualificações.
Passeio de Clássicos Citroën e Rally Targa Club AutoClássico
Outro espectáculo agendado para amanhã será o XIV Passeio de Clássicos Citroën, com saída e chegada ao próprio recinto da feira. Este passeio conta com a participação de cerca de 100 automóveis da marca. Também se celebrará o Rally Targa Club AutoClássico.
Houve motos ?