Jaguar E-Type S1 OTS triunfa no 1000 Classic-Portugal em Mil Milhas

Competição 02 Out 2015

Jaguar E-Type S1 OTS triunfa no 1000 Classic-Portugal em Mil Milhas

O 1000 Classic-Portugal em Mil Milhas é a volta completa a Portugal Continental em veículos clássicos. Na sua essência trata-se de uma maratona internacional do tipo “grand tour” ou passeio-aventura de 7 dias (7 etapas) à volta de Portugal, cobrindo uma distância sempre superior a 1000 Milhas e com uma média diária de 300Km.
 
Com recurso à navegação (road-book e mapas), percorre o país de Norte a Sul sempre por estradas secundárias de inigualável beleza. Para os participantes mais desportivos, inclui também alguns pequenos troços em terra, bem como especiais em autódromo, kartódromo ou rampa.
 
O percurso é pensado de forma a realçar e a tirar o melhor partido possível da nossa diversidade geográfica, cultural e gastronómica, dando especial ênfase à qualidade da nossa hotelaria, ao deslumbramento da nossa paisagem e às pequenas estradas e caminhos que com ela se parecem fundir.
 
Tudo isto feito em automóveis clássicos desportivos de elevado valor patrimonial e histórico (preferencialmente do tipo Gran Turismo) com um mínimo de 40 anos de idade.
 
O 1000 CLASSIC-PORTUGAL EM MIL MILHAS, é o mais longo evento, no espaço e no tempo, alguma vez organizado no nosso país para veículos clássicos. É especialmente dirigido a participantes que gostam de utilizar o seu clássico em toda a sua plenitude e não apenas de olhar para ele na garagem.
 
Depois do enorme sucesso das duas primeiras edições, 2013 e 2014, a organização não podia de forma alguma defraudar as expectativas dos participantes na presente edição de 2015. Cada ano que passa o desafio é maior.
 
Pedro Villas-Boas e Miguel Côrte-Real, associados à empresa Turaventur, promotores e organizadores deste evento, tinham sobre os ombros o enorme desafio e a responsabilidade de, pelo menos, manter o nível da fasquia. Decidiram por isso mesmo inovar na edição de 2015.
 
Não sendo muitos os eventos no nosso País, com dimensão e qualidade internacional, há que aproveitá-los. Assim, este ano, o programa do Portugal em Mil Milhas foi na verdade 3 em 1: Participou no Cascais Motor Show (no fim-de-semana de 29 e 30 de Agosto), de onde arrancamos para o nosso grand tour, e terminámos 7 dias mais tarde em grande, no Caramulo, participando na famosa Rampa Histórica do Caramulo Motor Festival (5 e 6 de Setembro).
 
Este ambicioso programa só se tornou possível porque os promotores dos três eventos decidiram juntar esforços para criar, no nosso País, um programa com dimensão e qualidade verdadeiramente internacional que, para efeitos sobretudo de divulgação no estrangeiro, foi apresentado e promovido debaixo da designação genérica PORTUGAL CLASSIC SPEED WEEK.
 
Aston Martin, Bentley, Jaguar, Mercedes, Porsche, Alfa Romeu, Lancia, Austin Healey, Triumph, Chevrolet Corvette, Renault Alpine, Morgan e MG, foram as marcas que participaram neste grand tour.
Nos 30 lugares disponíveis havia 20 equipas repetentes e 10 estreantes, estando a vertente internacional garantida pela presença de equipas vindas de locais tão diversos e distantes como Inglaterra, EUA (Califórnia), Noruega, Macau e Espanha.
 
O percurso, feito maioritariamente por estradas nacionais e municipais de inquestionável beleza, mas também com alguns troços em terra, era 90% diferente das duas edições anteriores. Percorreu as deslumbrantes paisagens da Serra da Arrábida, Setúbal, Comporta, Alcácer do Sal, Sines, Costa Alentejana e Vicentina, Portimão, Serrra de Monchique, Aljustrel, Beja, Serpa, Portel, Évora, Arraiolos, Alter do Chão, Crato, Marvão, Castelo de Vide, Vila Velha de Ródão, Monforte da Beira, Segura, Monfortinho, Monsanto, Penamacor, Tortosendo, Unhais da Serra, Penhas da Saúde, Covilhã, Belmonte, Almeida, Figueira de Castelo Rodrigo, Almendra, Foz Coa, Pocinho, Foz do Sabor, Lousa, Sra da Ribeira, Marzagão, Barragem da Valeira, S.João da Pesqueira, Pinhão, Régua, Mesão Frio, Amarante, Marco de Canaveses, Cinfães, Serras de Montemuro, Freita e Arada, S.Pedro do Sul, Aveiro, Costa Nova, Mira, Cantanhede, Mealhada, Bussaco e Caramulo.
 
Como maratona foi talvez a mais dura das edições e, do ponto de vista da navegação mais exigente, houve, em suma, mais competição e mais animação tendo sido disputada até ao ultimo minuto, e tendo o primeiro lugar ficado definido apenas no último dia, após as classificações obtidas na regularidade da Rampa Histórica do Caramulo.
 
Antero Brochado de Magalhães/Bety Carvalho em Jaguar E-Type S1 OTS foram os brilhantes Vencedores Absolutos que repetem assim o triunfo alcançado na primeira edição, e a todos quantos conseguiram cumprir o essencial do percurso. O vencedor das Taças Gentleman Driver e de Melhor Carro foi Bruno e Carmo Rodrigues no mais antigo carro do evento, um raro MG Midget J2 de 1932 e pela tenacidade e espírito com foram ultrapassando as agruras da maratona.
 
Já a única equipa de Senhoras presente, Ana Barbosa/ Francisca Roque de Pinho, em Porsche 356 B terminou num excelente 12º lugar da geral.
 
O 1000 CLASSIC-PORTUGAL EM MIL MILHAS 2014-CLASSIC GRAND TOUR, teve o patrocínio das prestigiadas marcas GRAHAM’S PORT, Sabonetes ACH.BRITO, IXO MODELS e VISTA ALEGRE.

Classificados

Siga-nos nas Redes Sociais

FacebookInstagramYoutube